.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou -Claretianos


Sexta-feira, 4 de outubro de 2013
São Francisco de Assis
Outros Santos do DiaCaio, Fausto, Eusébio, Queremon, Lúcio e seus companheiros (mártires de Alexandria), Crispo e Caio (personagens de Corinto, citados no Novo Testamento), Marcos, Marciano e companheiros (mártires do Egito), Pedro de Capitolias (mártir), Petrônio de Bolonha (bispo). 
Primeira leitura: Baruc 1,15-22
Pecamos diante do Senhor e lhe desobedecemos.
Salmo responsorial: Salmo 78,1-2.3-5.8.9 (R. 9b)
Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor.

Evangelho
Lucas 10, 13-16
Quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.
Ao ler este evangelho poderíamos concluir que as cidades de Corozaín, Betsaida e Cafarnaum rejeitaram Jesus e seus discípulos. Os “ais” de Jesus são uma reprovação à atitude arrogante e soberba com que os habitantes daquelas cidades responderam à missão e milagres realizados por Jesus. Em troca, Tiro e Sidon, cidades não pertencentes ao país de Jesus, põem-se como exemplos de acolhida, conversão e humildade.
Aos discípulos, adverte sobre o sentido e a conseqüência que viria por não ouvirem e por não acolherem suas palavras. Quem escuta os discípulos escuta Jesus, quem rejeita os discípulos deprecia Jesus e o Pai que o enviou. O texto bíblico insiste na centralidade da escuta da Palavra de Deus como chave segura de acesso para ver e propagar o Reino de Deus.
Essas palavras seguem ressoando em nosso mundo, tão carente de ouvidos para escutar as palavras que chamam à vida, à equidade e à paz. E nós, escutamos e acolhemos alegremente a Palavra?
Sábado, 5 de outubro de 2013
São Benedito
Santos do DiaAtilano de Zamora (bispo), Faustina Kowalska (religiosa), Flávia da Sicília (mártir), Jerônimo de Nevers (bispo), João de Penna (franciscano), Luís Scrosoppi (presbítero, fundador), Marcelino de Rayenne (bispo), Mateus Carrieri (presbítero, dominicano), Palmácio e Companheiros (mártires de Trèves), Plácido e Mauro (monges de Monte Cassino), Túlia de Manosque (virgem). 
Primeira leitura: Baruc 4,5-12.27-29
Aquele que trouxe sofrimento para vós, para vós trará, com a vossa salvação, eterna alegria.
Salmo responsorial: Salmo 68, 33-35.36-37 (R. 34a)
Nosso Deus atende a prece dos seus pobres.

Evangelho
Lucas 10, 17-24
Ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.
Esta é uma das páginas mais belas do Evangelho de Lucas, que dimensiona os frutos da missão. Quem a assume com a fidelidade e a autenticidade exigidas por Jesus, retorna contente e alegre, depois de experimentar os dons concedidos por Jesus. Não reclama para si protagonismo algum, mas reconhece que os demônios se submeteram ao nome de Jesus. É o próprio Jesus quem confirma a prática libertadora dos setenta e dois discípulos como sinal de um poder que vence todas as forças malignas.
Contudo, adverte sobre a atitude de alegrar-se com aquilo, que não é nada comparado com a alegria de estar inscrito no céu. A possibilidade de se engrandecer pelos frutos obtidos na missão, representa sempre uma ameaça para o discípulo, que pode se desviar do caminho. Jesus pronuncia um louvor ao Pai pelo testemunho de quem regressou da missão. Distingue claramente quem se lança em missão e quem se considera sábio e entendido.
A simplicidade é realçada como critério para compreender as coisas do Reino de Deus. A relação de Jesus com o Pai e do Pai com Jesus consagra a divindade da revelação para os discípulos. Receberemos também nós essa benção de Jesus por termos sido fiéis testemunhas e mensageiros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário