.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.-Claretianos


Sexta-feira, 11 de outubro de 2013
27ª Semana do Tempo comum
Santos do Dia: Agilberto de Paris (monge, bispo), Alexandre Sauli (barnabita, bispo), Anastácio, Plácido, Genésio e Companheiros (mártires), Andrônico, Taraco e Probo (mártires de Anazarbe), Ansílio de Lagny (monge), Bruno de Colônia (bispo), Canísio de Kilkenny (abade), Emiliano de Rennes (eremita), Eufrido de Alba (monge), Firmino de Uzès (bispo), Germano de Besançon (bispo, mártir), Grato de Oloron (bispo), Gomário de Lier (eremita), Juliana de Pavilly (abadessa), Nectário de Constantinopla (bispo), Nicácio (bispo de Rouen), Quirino (presbítero), Escubículo (diácono) e Piência (virgem) (todos mártires), Plácida de Verona (virgem), Sarmata de Tebaida (eremita, mártir), Soledade Torres Acosta (religiosa), Zenaide e Filonila (parentes do apóstolo Paulo, mártires de Tarso), João XXIII (papa, bem-aventurado).
Primeira leitura: Joel 1,13-15;2,1-2
Está chegando o dia do Senhor. É um dia de escuridão fechada.  
Salmo responsorial: Salmo 9A(9),2-3.6 e 16.8-9 (R. 9a)
O Senhor há de julgar o mundo inteiro com justiça
Evangelho: Lucas 11, 15-26 
Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus.
Na mentalidade do tempo de Jesus, os demônios representavam os poderes do mal que agiam no interior das pessoas. Acreditava-se que havia um chefe dos demônios. Jesus agia com o poder de Deus, porém, a origem de seu poder gerava opiniões diferentes. Em meio a divisões, dificilmente se constrói o bem. Há um ditado freqüente que diz: “Dividir para conquistar”.
Jesus adverte claramente essa situação e nos orienta no sentido de que o mal não age contra a pessoa, mas contra o bem. Ante a força destruidora dos poderes do mal, Jesus nos convida a uma definição: a favor ou contra seu projeto. Não há meio termo. Ou estamos com ele ou contra ele. Não caminhar com Jesus significa ficar à mercê das forças que se opõem ao bem.
Isso explica a sentença: “Quem não está comigo, está contra mim”. A chegada do Reino de Deus se manifesta em Jesus que expulsa e vence as forças e os espíritos que trabalham negativamente a vida das pessoas. Nossas famílias ou comunidades conseguem ajudar no combate das forças do mal, que lutam para aumentar seu poder no mundo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário