.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Servos inúteis- Helena Serpa


12 de Novembro - Evangelho - Lc 17,7-10

Sabedoria 2, 23-3,9 – “a vida dos justos”

A Palavra do Livro da Sabedoria nos faz refletir sobre o desígnio futuro de Deus para nós que fomos criados à Sua a imagem e semelhança e, por isso, temos em nós a semente da imortalidade. Nós fomos criados (as) para a imortalidade, isto é, para a eternidade, porque a nossa alma não perece. No entanto, a eternidade da nossa alma compreende uma vida eterna junto de Deus ou longe Dele. Por isso, a Palavra nos fala de “morte”, isto é, a morte espiritual, a ruptura com Deus que nos remete à vida eterna fora da intimidade com o Pai. Essa morte entrou no mundo por inveja do diabo, por isso, só aqueles (as) que a ele pertencem a experimentam. O homem justo, isto é, aquele que tem o coração rendido ao projeto de salvação que o Pai nos preparou, pode ser considerado eleito e predestinado a viver o estado perfeito de comunhão com Deus, pois “a graça e a misericórdia de Deus são para os eleitos”. Este, não irá conhecer a morte eterna, muito pelo contrário, quando desaparecer desse mundo, será acolhido no seio da Trindade, e “brilhará como centelha no meio da palha,” ”eles estão em paz”, nos diz o autor do livro da Sabedoria. Por esse motivo é que nós não podemos nos entristecer com a morte de alguém cuja vida foi dedicada aos bens espirituais e que, mesmo tendo passado pelas provações, por erros, pecados e fraquezas, manteve sua esperança na imortalidade da sua alma, porque confiava nas promessas do Senhor. Logo, cabe a cada um de nós refletirmos, para percebermos em quem nós temos colocado a nossa esperança, sob qual ponto de vista nos temos firmado nas ações da nossa vida diária. Se perseverarmos no amor, estaremos vivendo a justiça e, consequentemente, mesmo “morrendo” estaremos juntos de Deus, seremos eleitos e receberemos a Sua graça e a Sua misericórdia. Seremos, assim, felizes para sempre. – E você, tem o seu coração rendido ao projeto de salvação que Deus lhe preparou? – Em que consiste o sentido da sua vida, qual o seu ideal, qual a razão do seu existir?- Quais são os seus objetivos aqui na terra?- Você acredita que os justos, mesmo morrendo, estão em paz?- Você acredita na vida eterna, depois da morte?

Salmo 33 – “Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!”

O salmista nos dá uma direção de como nós podemos levar uma vida com o coração voltado para Deus, mesmo passando pelas dificuldades da terra. Bendizer e louvar o Senhor a todo o momento, ter a alma, isto é, o pensamento e os sentimentos, postos nas coisas espirituais, é a receita para que persigamos, aqui nesse mundo, a justiça e a santidade. Assim fazendo, teremos os olhos de Deus pousados sobre nós e o Seu ouvido atento para escutar a nossa oração. Quando clamamos ao Senhor, Ele nos escuta e nos liberta de todas as angústias. Portanto, alegremo-nos no louvor, constantemente

Evangelho – Lucas 17, 7-10 – “ servos inúteis”

O próprio Jesus é quem nos alerta: “quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: “somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.” A nossa humanidade tem tendência a querer descanso, mordomia, vida fácil. Na maioria das vezes quando desempenhamos um bom trabalho, uma missão proveitosa ou mesmo a nossa obrigação diária, compreendemos que já “fizemos muito” e que então devemos ser elogiados, exaltados, porque tudo foi perfeitamente executado. Não precisamos nem devemos esperar recompensa nem elogios nem tampouco deferências pelos trabalhos que realizamos. Na verdade, enquanto aqui estivermos, estaremos sendo convocados noite e dia para a vigilância, para o serviço, no amor. Não podemos cruzar os braços. Por mais que já tenhamos efetivado algo, somos apenas “servos inúteis”, que um dia, por tudo o que fizermos, iremos ser recompensados e servidos no céu pelo Senhor. A perseverança é a maior virtude de quem busca fazer a vontade de Deus. Ele nos criou para a santidade e não é mérito nosso sermos santos e dignos da vida futura. Deus não desiste de nós e, a cada momento, nos dá oportunidades para que recebamos as Suas graças. Contudo, se começamos a perder as chances que Ele nos dá, porque entendemos que já realizamos tudo, nós estaremos deixando a Sua graça passar. A cada dia, enquanto aqui estivermos e até o fim da nossa vida, seremos servos e servas convocados (as) pelo Senhor para construir o reino do céu, na terra, porém, não esperemos prêmios nem promoções, aqui, porque esses, só nos serão concedidos, na outra vida. – Como você se sente depois de desempenhar com sucesso, a sua tarefa? – Você espera ser reconhecido (a) pelas pessoas, ser incensado (a), servido (a), exaltado (a) pelo seu feito?- Qual é o prêmio que você espera pelo seu serviço no reino de Deus?- Você tem sido perseverante ao chamado de Deus, na sua casa e no mundo?

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário