.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

TODOS OS SANTOS, SOLENIDADE-Ano C-José Salviano

TODOS OS SANTOS, SOLENIDADE


Domingo 3 de Novembro de 2013

Evangelho - Mt 5,1-12a


        Caríssimos.  Não nos esqueçamos que só Deus é Santo. Nós apenas podemos participar da sua santidade, de modo que o cristão não tem condições de atingir a plena perfeição por si só,  portanto, por mais puro que seja, ele não chega a ser  necessariamente um santo, mas apenas um santificado pela graça de Deus. A nossa santidade está diretamente ligada ao nosso relacionamento com o nosso irmão. Mas como a prática da caridade é coisa muito difícil, assim como perdoar, não guardar rancor, etc, a santidade para o ser humano é algo inatingível. O máximo que podemos conseguir, é nos aproximar dela.  Mesmo porque ser santo seria ser como Jesus, seria como copiar plenamente a pessoa de Jesus, imitá-lo sem nenhuma restrição. Como isso também nos é impossível,  ninguém deve se vangloriar de ser santo. Mas apenas, um cristão, cujo  modo de vida se aproxima da santidade.

dom. Henrique Soares explica muito bem esta verdade da nossa fé cristã. Veja:

...somente Deus é Santo. Na Bíblia, "santo" significa, literalmente, "separado". Deus é aquele que é separado, absolutamente diferente de tudo quanto exista no céu e na terra: Ele é único, Ele é absoluto, Ele sozinho se basta, sozinho é pleno, sozinho é infinitamente feliz. Ele é Deus! Por isso, Santo, em sentido absoluto, é somente o Deus uno e trino, Pai, Filho e Espírito Santo. A Jesus, o Filho eterno feito homem, nós proclamamos em cada missa: "Só vós sois o Santo"; ao Pai nós dizemos: "Na verdade, ó Pai, vós sois Santo e fonte de toda santidade"; ao Espírito nós chamamos de Santo.
Mas, a nossa fé também nos ensina que este Deus santo e pleno, dobra-se carinhosamente sobre a humanidade – sobre cada um de nós - para nos dar a sua própria vida, para nos fazer participantes de sua própria plenitude, sua própria santidade. Foi assim que o Pai, cheio de imenso amor, enviou-nos seu Filho único até nós, e este, morto e ressuscitado, infundiu no mais íntimo de nós e de toda a Igreja o seu Espírito de santidade.
dom Henrique Soares da Costa

            Prezados irmãos. Considerando pois que somente Deus é santo e que nós apenas e simplesmente participamos de sua santidade, devemos pegar leve com nossas adorações aos santos, e principalmente às imagens deles. É comum vermos cristãos entrar na igreja, rezar diante  das imagens de todos os santos, chegando  a tocá-las e fazer o sinal da cruz, e até mesmo beijar essas imagens. E ao chegar diante do altar, passam direto pelo Cristo Eucarístico no sacrário, sem nenhuma demonstração de afeto, nenhum gesto de respeito, ou de reverência,  e se dirigem ao lado esquerdo do templo para continuar a sua via-sacra pelas imagens dos santos ali presentes.
            O que é isso? Uma demonstração de uma fé mal informada. Porque o Cristo sacramentado está dia e noite nos esperando no sacrário...  Aquele que disse: "Tudo o que pedires ao meu Pai em meu nome, Ele vos concederá"  .  Assim, é melhor pedir ao Pai em nome de Jesus.
            É por isso que damos motivos aos nossos irmãos protestantes de nos chamar de idólatras.  Respeitemos as imagens as quais nos lembram os santos, mas adorá-las, não é correto.  Uma imagem nos lembra uma foto. Só que a foto é algo bem mais próximo da realidade de sua origem, ou seja, da pessoa fotografada. Assim, a foto da nossa mãe, do nosso pai, do filho da esposa, do marido, etc,  merece todo o nosso respeito. Até beijamos às vezes a foto da nossa mãe, mas estamos conscientes que aquele pedaço de papel  não é a nossa mãe.
            Mas não é por isso que vamos deixar de celebrar nesta Festa de Todos os Santos, os santos da Igreja que estão hoje na glória do Pai: são eles os apóstolos, a Virgem Maria, amais santa de todas as criaturas.  Agradecemos a Deus por ter suscitado na Igreja uma imensa quantidade de Santos, que ninguém consegue  enumerar. Eles não são só os Santos e os Beatos que festejamos durante o ano litúrgico, mas também os Santos anônimos que nós não conhecemos, mas que só Deus os conhece: sacerdotes, religiosas e leigos que doaram suas vidas pelo Reino de Deus, missionários e missionárias, que deixaram tudo para levar o anúncio evangélico a todas as partes desse mundo. Esses foram os bravos santificados por Deus que estiveram a serviço da Igreja até hoje. Não podemos deixar de reconhecê-los.  E quem sabe eu e você um dia estaremos fazendo parte deste elenco, juntos e felizes na glória que o Pai preparou para nós!
            A festa de Todos os Santos é a  festa da esperança de um dia estarmos no céu, nossa verdadeira pátria. Esta Festa tem o objetivo de nos lembrar todos os que nos deixaram seu exemplo, seu testemunho como verdadeiros cristãos, imitadores de Cristo.
Como sabemos, além dos santos canonizados, existe uma multidão de pessoas que viveram e vivem o seguimento de Jesus, e por isso, estão junto dele, na glória do Céu.
Caríssimos. As Bem-aventuranças são um resumo do que devemos assimilar e viver para atingirmos uma aproximação com a perfeição e com a santidade. E o  nosso caminho de santidade é o próprio Jesus. Jesus é "caminho" porque é o modelo de santidade que devemos copiar e imitar.
            Nos dias de hoje podemos chamar de Bem-aventurados,  todos aqueles e aquelas, principalmente os jovens que se esforçam para deixar de lado toda sugestão de pecado e de afastamento do caminho de Deus, e que estão se aproximando a cada dia do plano de salvação através da Igreja de Jesus Cristo. Eles são  mansos e misericordiosos por que não alimentam a vingança em suas mentes, mas que procuram perdoar e compreender. Jesus disse que eles são  puros de coração porque não são fingidos, falsos, eles  são o que são, verdadeiros e sinceros em suas atitudes.
            Eles são bem-aventurados por resistir a  perseguição presente de modo sutil no comportamento das pessoas, dos amigos, nos programas de televisão, nos filmes, etc. Pois tudo isso de forma bem velada sempre aqui e ali, buscam destruir os valores cristãos, como por exemplo, a mor ao próximo, o conceito de família. Isso vemos diariamente nas novelas e programas de auditório de opinião pública, que trazem temas com a finalidade de comprovar que os valores cristãos precisam ser destruídos, como é o caso da nova mentalidade sobre o aborto, a homossexualidade, e a prática da nossa sexualidade. Somos perseguidos no dia a dia por aqueles que nos ignoram, nos desdenham por sermos seguidores de Cristo. Podemos ser mal-vistos ou criticados porque nos engajamos numa causa nobre.

            Mas não desanimemos, pelo contrário: Jesus nos garante que teremos uma grande recompensa no céu.
Os santos não merecem nossa adoração, apenas nossa veneração. A Igreja ao nos apresentar os santos não está incentivando a idolatria, como pensam alguns,  mas sim, está nos mostrando aqueles que foram exemplos, modelos para a nossa vida cristã. Seu exemplo de vida que deve nos estimular a seguir o seu exemplo e chegarmos lá onde eles chegaram: a perfeita comunhão com Deus na eterna felicidade.

            Infelizmente a maioria das pessoas vê os santos como “milagreiros”, talvez até como “quebra-galhos”, que nos proporcionam ou conseguem curas, namorados,  empregos, proteção contra os perigos e acidentes. Enfim, cada um tem seu santo preferido para resolver algum problema particular. Os santos são até classificados de acordo com a sua “especialidade”: “casamenteiro”, “causas impossíveis”, “causas perdidas”, “causas urgentes”, “endividados”, “desatadora de nós”, “protetor da garganta”, “dos olhos” e assim por diante.
Caríssimos. precisamos ver os santos com outros olhos! Em vez de adorá-lo, vamos  venerá-los mas de forma mais autêntica, procurando conhecer sua vida, imitando suas virtudes, sua fidelidade a Cristo, seu amor aos pobres.

            Meus irmãos. A liturgia deste domingo nos convida a rever a nossa vida, a nossa prática da fé. Estamos a caminho da santidade?  Estamos empenhados a seguir os ensinamentos de Cristo pensando em sermos santos como o Pai é Santo? Isso seria o ideal da santidade, porém, inatingível por nós. Mas o nosso mérito está na busca diária dessa aproximação da santidade e da perfeição, custe o que custar: Mesmo que nos custe sofrimentos, renúncias, negação de nós, etc.
            O cristão que pretende viver uma vida de santificação, é aquele que enfrenta os sofrimentos  inevitáveis e normais dessa vida terrena, sem reclamar, sem se revoltar contra Deus, e sem exigir dos demais que venham em seu socorro.  Pelo contrário, não fica magoado pela indiferença de alguns entes queridos diante do seu estado de saúde ou de velhice, mas sim oferece a Deus diariamente  a sua cruz, pelo perdão dos seus pecados. Até se alegra com tudo isso, pois é melhor sofrer nesta vida, do que sofrer no fogo eterno.
            Vale a pena todo esforço no sentido de nos purificar a cada dia, e que essa transfiguração seja transbordante e atinja o nosso irmão, a nossa irmã. Pois nunca devemos pensar somente em nossa santificação, em nossa salvação. Mas sim, em tudo o que fizermos tendo em vista a aproximação com Deus, não podemos deixar de lado o nosso irmão. Ninguém se salva sozinho. Precisamos levar conosco quantos pudermos para vida eterna. Não tenhamos uma fé individualista, do tipo daquele que vai à missa diariamente, reza, reza e reza, comunga, reza de novo, sempre cabeça baixa, sai do templo volta para casa, sem pelo menos cumprimentar um irmão em todo esse trajeto. Mas sim, a nossa fé deve ser compartilhada, a nossa alegria, mesmo que estejamos sofrendo fisicamente, deve ser brilhante, e esse brilho tem de atingir os demais que nos rodeiam. Mesmo que você seja tímido, ou tímida, há sempre um jeito, com esforço, de comunicar-se com as pessoas que estão no mesmo barco, o barco da fé, o barco que está nos conduzindo para o Pai, o barco daqueles que como você, estão participando do banquete eucarístico, o barco da Santa Missa.  A nossa meta espiritual em busca da Vida Eterna é vivermos de forma partilhada cada dia desfrutando da santidade que Deus nos ofereceu  através de Cristo Jesus.


Vai e faça o mesmo!


José Salviano. 

Um comentário: