.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

“A Salvação dispensa Formalismos...” -Diac. José da Cruz


SEGUNDA FEIRA DA 4ª SEMANA DO ADVENTO 23/11/2013
1ª Leitura Malaquias 3, 1-4.23-24
Salmo Lucas 21,28
Evangelho Lucas 1, 57-66


Nada pior que uma religião “enlatada” e totalmente fechada dentro do seu quadrado, onde a Instituição é maior que o Reino e a ação Divina fica restrita ao formalismo e ritualismo estabelecido. O nascimento de João Batista , o Precursor do Messias, mostra que Deus vai escrever certo por linhas tortas, seu modo de agir irá causar surpresa e admiração, pois não se submete aos caminhos humanos. Isabel, a Mãe de João Batista, já estava fora do contexto, pois era idosa e estéril, entretanto, Deus a coloca como “Sinal” da sua ação sobrenatural, para Maria Santíssima, em uma anciã idosa e estéril Deus sinaliza o futuro da humanidade. Na sociedade de hoje, os idosos são descartados do sistema...
Na circuncisão do menino, que era o rito iniciático correspondente ao nosso Batismo, outra confusão armada, para se cumprir a Vontade de Deus...O costume e a tradição determinava que o nome tinha que ser familiar, preferencialmente em homenagem aos patriarcas da Família, avós, bisavós ou Tataravós. O nome de “João” era no mínimo esquisito e estranho, entretanto, a Bíblia está repleta desse rico simbolismo de se carregar no nome, aquilo que se irá ser, na missão cofiada por Deus, e João significa “Aquele que anuncia”.
Na consulta ao Pai Zacarias, a confirmação de que se trata de uma ação Divina, pois ao escrever o nome do Filho em uma taboinha, comprova-se esse fato, a pessoa  missão e o nome do escolhido, não provém da boca do homem, isso é, da vontade humana, mas sim de Deus, Lembrando que foi também desta forma que Deus manifestou-se ao Povo sua Santa Lei, que Moisés gravou na pedra.
E assim, o que era temor e estranheza, manifestada pelo povo, transforma-se em uma explosão de alegria, manifestada na Glória e Louvor de todos os que vivenciaram o fato. O Povo acolhe com incontida alegria a intervenção de Deus na História, contrastando com as autoridades religiosas, que o rejeitaram. No coração de todos aquela esperança viva de que algo novo estava para acontecer e que inicia-se naquele momento com o nascimento de João Batista, o anunciador por excelência dos tempos messiânicos que haviam chegado.

Todos os dias, em grandes ou pequenos acontecimentos, Deus inicia algo novo no coração de quem crê e vive com sinceridade a sua Fé. Prestemos atenção porque o agir de Deus é sempre novo e surpreendente. Dentro e fora da comunidade ele continua agindo, em pessoas ou situações que nem sempre se enquadram em nossos padrões de espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário