.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

CRISTO, O NOSSO REI-José Salviano

CRISTO REI

34º DOMINGO DO TEMPO COMUM 

ANO C


 Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

24 de novembro de 2013 

            Jesus confirmou a sua realeza, quando foi interrogado se Ele era Rei, e respondeu dizendo: Sim tu o dissestes... Nessa mesma oportunidade, porém, Ele deixa bem claro que:  ...o meu reino não é deste mundo. O seu  " trono" foi  a Cruz, e sua vara de poder foi uma toalha apertada e uma bacia cheia de água para lavar os pés dos discípulos. Cristo reina a partir da cruz , dando a sua vida pela salvação da humanidade. E na noite do lava-pés, Ele dá o maior exemplo de sua humildade, e de serviço. Um rei que veio para servir e não para ser servido. 
          Jesus por amor a nós permitiu até que zombassem dele. E a zombaria foi forte mesmo. Eles diziam: "A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo...  Jesus não lhes respondia nada. Caçoaram dele, dando-lhe vinagre em vez de água. Pregaram na parte superior da Cruz, uma pequena tábua onde se lia:  I.N.R.I. que em hebraico quer dizer: ----Iesus Nazareno Rei dos Iudeus - ( a letra  "i" tem som de "j").  E isso foi feito  numa atitude coletiva de tamanha  gozação, pois julgavam que o Cristo , o Filho de Deus o Rei, estaria agora  derrotado.
            Os judeus e os soldados romanos riram de Jesus . Fizeram chacotas de um rei sem vestido de seda , pendurado na cruz , sem palácio, sem funcionários , sem exércitos e sem poderes terrenos como todos reis até então conhecidos de todos os mortais viventes naquela época. Jesus rei para eles não passava de uma piada de mal gosto!

            Muitos daqueles que não acreditam pensam como os judeus e os soldados. Deste modo, hoje também muitos são os que colocam Deus nesta mesma situação:  Como pode o rei do Universo deixar que aconteçam tantas coisas erradas no mundo? Por que ele demora tanto tempo para resolver nossos problemas?  Deus parece um rei distante, ausente  que ignora os nossos problemas!
Assim pensam aqueles que não estão sintonizados com o projeto de Deus e por isso não conseguem entender a sua lógica. 
            A sua lógica não é a lógica de um reinado para este mundo, mas sim, uma lógica de um reinado voltada para a preparação para a Vida Eterna.  Ou seja, tudo o que fazemos nesta vida, deve resultar em preparação para o nosso destino eterno.
            Quanto às desgraças naturais e humanas que acontecem diariamente, é importante lembrar que Deus respeita as leis da natureza assim como respeita a nossa liberdade.  A nossa liberdade de escolher caminhos do mal e inclusive de alterar as forças da natureza, como é o caso do efeito estufa causado pela fumaça das fábricas.
Como escreveu o Padre Félix: "Jesus é o Rei , que não parece ser o rei , mas para nós crentes servindo este rei , que morre , que é o objeto de ridículo , é o que nos cura , nos perdoa , nos redime , liberta-nos do inimigo , abre as portas vida do reino presente e futuro.
O meu reino não é deste mundo , mas um dia , o mundo inteiro , toda a criação será o seu reino.
Como o bom ladrão , os cristãos devem reconhecer o crucificado que tem o poder de nos trazer para o reino da vida, no teu reino . O único pecado que você pode cometer é o de olhar para a cruz e ver um homem , apenas um homem, e não reconhecê-lo como nosso Deus e Salvador.
Vale a pena tudo isso para o nosso dia?
O mistério é que o estilo de vida de Jesus não é apenas para o futuro. Ele está ancorado no presente. A salvação não é apenas uma promessa para o mundo futuro. É também para o mundo atual . É nos momentos mais sombrios de nossas vidas , quando vemos o que o bom ladrão, e como ele estava chamando Jesus para curar as nossas feridas .
Deus estava muito presente em Cristo Rei, conciliar toda a criação com o criador, pessoalmente, a pagar o preço em sangue derramado na cruz, fazendo a paz entre o céu e a terra."
Padre Felix Jimenez
            Mas eis que um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo:
'Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!' . Porém, o outro condenado o repreendeu, defendendo Jesus,  dizendo: 'Nem sequer temes a Deus,  tu que sofres a mesma condenação? Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal.'  E acrescentou: 'Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado.'
Jesus lhe respondeu: 'Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso.'
            Irmãos. Jesus era pois,  um Rei, porém um  "servidor", e se queremos ser seus seguidores , devemos seguir o seu exemplo e estar a serviço de nossos irmãos, embora muitas vezes isso nos custa muito por causa do nosso egoísmo!   Ser humilde, enfrentar o sofrimento , as cruzes,  os compromissos de assistência ao irmão necessitado,  entregas, passar a noite ao lado do irmão doente, etc. Tudo isso não faz parte da rotina do homem chamado moderno e civilizado, que no fundo não passa de um grande egoísta.
            E quanto a você? Jesus é o seu rei? É Ele quem governa a sua vida? Seus pensamentos, seus passos, sua atitudes, sua decisões? 
Sabemos que no mundo de hoje, são muitos aqueles que permitem que o diabo governe as suas vidas.  Enquanto que Jesus bate a nossa porta diariamente para que o deixemos entrar na nossa realidade existencial e governá-la.
            E qual  tem sido nossa reação?  Nem ouvimos Jesus tocar a nossa campainha, ou fingimos não ouvir. Pois as ofertas do mundo sem Deus nos sufocam e nos convencem de que para desfrutar de tudo o que temos direito, é melhor deixar  Deus fora da nossa vida!
CONCLUSÃO:
            Zombaram de Jesus por Ele não ser um rei como todos os reis da Terra. Hoje não vemos ninguém zombando diretamente da pessoa de Jesus, mas sim dos seus ensinamentos, e instituições criadas por Ele, principalmente a Igreja.
            Deus disse: Não mate!  Hoje mata-se por dinheiro, por poder, por ódio, por vingança ou por nenhum motivo.  O homem atual além de se  matar em fogos cruzados, matam inocentes, como é o caso do aborto, e da eliminação dos idosos.  Dizem que em certos países deste mundo, os médicos estão autorizados a "abreviar" a vida daqueles com idade bem avançadas e que se encontram doentes.
            Jesus resumiu os mandamentos em dois: Ame a Deus e ame ao próximo como a ti mesmo.
            Muitos no mundo atual, no lugar de Deus, amam a embriaguês química e vegetal, o prazer sem limites, e especialmente ao dinheiro.
            E no lugar do amor ao próximo como a ti mesmo, temos a violência que brota na mídia: nos filmes, no videogame, e se espalha pela sociedade:  Um dia desses, um ladrão roubou um carro, depois de bater, roubou outro, bateu de novo e em seguida roubou outro carro e continuou passeando pelas ruas, até bater e pegar outro carro de uma pessoa indefesa. Onde ele aprendeu isso? no Videogame.  
            Tudo isso e mais um pouco, acontece aos nossos olhos, quando não acontece conosco. Tudo isso, é uma demonstração de desprezo e de gozação para com o Cristo Rei do Universo, e do seu Evangelho, aquele que disse: "Amem uns aos outros"!
            E nós? Eu, você, e todos os que acreditam em Cristo Rei e em seu Plano de Salvação?  Vamos continuar acuados com medo? Ou vamos partir para a luta, para o bom combate de anunciar o Evangelho ao mundo custe o que custar?       

           Vai e faça o mesmo.  Bom domingo!

           José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário