.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Enquanto caminhavam - Helena Serpa



Sabedoria 6, 1-11 – “aos governantes”


Esta palavra se destina não somente a quem está à frente da vida religiosa, mas a todas as pessoas que receberam alguma delegação no exercício de qualquer missão de chefia e que têm autoridade sobre alguém. É de Deus que vem todo o poder e autoridade do homem aqui na terra. Com efeito, ninguém pode se orgulhar nem tampouco tomar para si, o mérito de ter sido escolhido para governar. Precisam, pois, estar atentos, pois o seu julgamento também será feito com rigor, segundo o poder e autoridade que Deus lhes outorgou. O Senhor examina as nossas obras e sonda as nossas intenções, e, se, estamos a serviço do seu reino, precisamos ter consciência de que tudo o que empreendermos terá valor diante de Deus de acordo com a retidão do nosso coração.    ”O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder”, diz a palavra. Assim sendo, precisamos prestar muita atenção em relação ao modo como estamos nos conduzindo no nosso cargo de administradores, em qualquer lugar, seja na família, na sociedade, na Igreja, na comunidade, etc. O Senhor não se deixa impressionar pela grandeza, e quem é “grande” aqui na terra, não está por isso, isento de um julgamento severo. A providência de Deus é igual para com todos, pequenos e grandes, porém, a avaliação do grande será feita com mais rigor, porque, aqui na terra, os “pequenos” recebem orientação dos “grandes”. Todos nós que tivermos algum poder para formar opinião, precisamos buscar a sabedoria de Deus, observando a Palavra, vivendo em consonância com a orientação do Evangelho de Jesus Cristo, para que não caiamos nas armadilhas naturais da nossa humanidade. Desejemos  e amemos ardentemente as Palavras do Senhor e seremos instruídos (as) por Ele para assumir qualquer missão, com sabedoria. – Você é responsável na condução de alguém aqui na terra?-Quais as armas que você  tem usado  para desempenhar bem essa missão?-  Você está tranqüilo (a) em relação ao julgamento de Deus? – Você acha que será julgado (a) diversamente de alguém?


Salmo 81 – “Levantai-vos, ó Senhor, julgai a terra!”

O salmista roga ao Senhor que faça justiça aos indefesos, aos pobres e humildes. Desse modo ele pede clemência para todos nós pecadores e pecadoras que vivemos oprimidos (as) pela ação dos inimigos de Deus e nos reconhecemos pequenos (as) e impotentes para vencê-los. Somos aqui na terra juízes que apesar de sermos  criados à imagem e semelhança de Deus, como homens e mulheres, caímos na malha da nossa fraqueza e, por isso, não sabemos desempenhar bem o nosso papel. Com humildade e confiança, porém, esperemos a justiça e a misericórdia do Senhor, porque as duas caminham juntas.


Evangelho – Lucas, 17, 11-19 – “enquanto caminhavam”


Podemos tirar deste Evangelho, três mensagens para a nossa vida. A primeira é de que não nos basta somente reconhecer a nossa miséria e ter consciência de que somos pecadores (as) necessitados (as) do perdão e da misericórdia de Deus. Precisamos, de coração, também suplicar a Ele, confessar e expor o nosso desejo de conversão, com humildade e contrição: “Jesus, mestre, tem compaixão de nós!”  Em segundo lugar necessitamos nos pôr de prontidão para obedecer ao que o Senhor nos propõe. Quando Jesus avistou os dez leprosos que gritavam em sua direção, Ele deu a eles apenas uma ordem: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Era costume daquela época, quando um leproso ficava curado apresentar-se ao sacerdote para que fosse reintegrado no meio da sociedade. Os leprosos não duvidaram e obedeceram e “enquanto caminhavam, foram curados”.   As coisas acontecem quando nós obedecemos e damos o primeiro passo.    Finalmente, necessitamos ter gratidão e saber expressá-la em gestos e atitudes concretos e não somente com palavras ou intenções.   Um coração agradecido é reconhecido por Deus. O leproso agradecido era um estrangeiro, pois  não fazia parte do povo de Israel. Mas, mesmo assim, ele foi mais autêntico do que os outros e voltou, glorificando a Deus em voz alta a fim de agradecer pela sua cura. Assim, ele atirou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra   prostrou-se diante do Senhor numa atitude concreta de profunda reverência e reconhecimento. Por essa razão Jesus elogiou o seu gesto e o exaltou, admirando-se dos outros nove leprosos que não haviam voltado.  Isto significa dizer que aqueles (as) que nem são considerados como parte do  “povo de Deus” são acolhidos da mesma forma pela Sua misericórdia e têm seu lugar reservado no reino dos céus. Todos têm vez e  são chamados para participar da nova vida em Cristo.-  Se você fosse algum dos leprosos qual teria sido a sua atitude? – Você teria seguido para apresentar-se ao sacerdote? – Você teria depois voltado para dar glória a Deus, com gratidão? – Como você costuma agir no seu dia a dia? Você é uma pessoa agradecida? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário