.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 9 de novembro de 2013

Não desistir diante das perseguições - Helena Serpa


27 de Novembro  - Evangelho - Lc 21,12-19
Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28 – “ banalizar o sagrado”

O rei Baltazar não se importando com o que pudessem causar os seus atos, usou das “coisas sagradas” para servir aos seus deuses, por isso, imediatamente, “Deus contou os dias de seu reinado e deu-o por concluído; foi pesado na balança, e achado com menos peso; seu reino foi dividido e entregue a outros reis.” As nossas ações, boas ou más, são originadas pelo que nós cultivamos dentro do nosso coração. Se desenvolvermos em nós sentimentos puros ou não, também, iremos agir de forma coerente com o que pesa dentro de nós. As consequências das nossas atitudes dar-se-ão na mesma proporção com que assumimos ou ferimos os preceitos divinos que norteiam a nossa existência. O festim de Baltazar ainda hoje é vivido no mundo. Ainda hoje se reúnem os grandes para festejar usando as coisas sagradas que foram tiradas dos que são pequenos, e por isso mesmo, são templos de Deus. As coisas sagradas, hoje, também podem ser tudo o que nós vivenciamos no nosso dia a dia e que se constituem bens preciosos para a nossa dignidade, e, no entanto, nós não lhes damos o valor real e as banalizamos. Nós também podemos estar usando o que é sagrado para a satisfação dos nossos interesses. Diante de Deus, cada um de nós, pessoalmente, é responsável pelas ações e omissões. A nossa responsabilidade, no entanto, é maior quando colaboramos e fazemos com que os outros também cometam os mesmos desatinos que praticamos. A nossa culpa se torna ainda mais grave quando somos referenciais para outras pessoas, as orientamos e temos autoridade sobre elas. Assim também, Deus conta os dias do nosso reinado e o dá por concluído, somos pesados na balança e achados com menos peso, e o nosso reino é entregue a outros reis. Deus tem em suas mãos a nossa vida e o nosso destino e conhece as intenções do nosso coração, por isso, Ele é fiel e justo e concede a cada um de nós conforme a nossa justiça. - Como você tem exercido o seu ministério dentro do reino de Deus?- Você tem notado as consequências das suas ações?- Você tem alguma influência nas atitudes de outras pessoas?- Você as tem levado para o bem ou para o mal?- Você tem “brincado” com as coisas sagradas

Salmo - Daniel 3,62s – “Louvai-o e exaltai-o pelos séculos sem fim!”

Somos obras do Senhor e devemos louvá-Lo pela nossa criação. Assim também o fazem tudo o que existe no céu e na terra: a Lua e sol, astros e estrelas, chuvas e orvalhos, brisas e ventos, fogo e calor, frio e ardor. Bendizei ao Senhor!


Evangelho – Lucas 21, 12-19 – “Não desistir diante das perseguições”

As ocasiões em que somos desafiados a dar depoimento da nossa fidelidade são oportunidades que temos para pôr em prática os ensinamentos evangélicos. Jesus nos ensina a como enfrentar os “reis e governadores” deste mundo dando um testemunho coerente com a nossa fé. Assim sendo, não precisamos nos preocupar nem nos atemorizar diante dos fatos que exigem de nós uma reação, porque Ele próprio nos aconselha: “ Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa;” Se, dizemos que temos fé, mas perdemos noites de sono fazendo cálculos de como iremos nos defender nas situações difíceis da nossa vida estamos sendo infiéis à Palavra de Deus que nos exorta à confiança e ao abandono. A nossa fé não nos impedirá de que sejamos perseguidos, nem de que tomemos decisões, mas nos garante a defesa nos momentos de aflição e de dúvida. Não podemos desistir diante das perseguições. Permanecendo firmes é que iremos ganhar a vida mesmo que os perseguidores sejam os da nossa própria casa. – Você costuma fazer cálculos de como irá defender-se na hora da perseguição? – Em quem você confia nos momentos de tribulação? – Você acredita na ação do Espírito Santo em você? – Pense nisso!

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário:

Postar um comentário