.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO O REI DO UNIVERSO! - Olívia Coutinho


DOMINGO: SOLENIDADE DE CRISTO REI.

DIA 24 de Novembro de 2013

Evangelho de 23,35-43

Neste último domingo do mês de novembro, a Igreja conclui o ano  litúrgico com a solenidade de Cristo Rei, quando revivemos  a feliz conclusão da peregrinação de Jesus, junto a humanidade.
Iluminada pelo Espírito Santo, a igreja foi muito feliz em colocar esta solenidade nesta ocasião, pois é ao nosso Rei: NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, que devemos ofertar toda a nossa caminhada de fé realizada ao longo deste ano litúrgico que se finda.
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, nos mostra a conseqüência da maldade humana; Jesus, àquele que só soube amar, sendo colocado no mesmo destino de dois criminosos!  Mesmo diante de tamanha crueldade, o  sofrimento de Jesus, não o impediu de  ser fiel ao compromisso assumido  com o Pai, que foi cumprindo até os seus últimos instantes de vida. A sua última ação misericordiosa, enquanto humano, se deu na cruz, quando nos seus  últimos suspiros,  Ele resgata um dos ladrões que estava  crucificado ao seu lado, garantindo-lhe:“ Ainda hoje estarás comigo no paraíso.”
O texto nos fala das provocações e humilhações sofridas por Jesus, no momento derradeiro a sua morte.  À princípio, podemos nos perguntar:  porque,  no dia desta solenidade tão grandiosa, a liturgia coloca diante de nós um texto com passagens tão dolorosas? Se aprofundarmos um pouco mais no sentido desta festa, vamos perceber, que a liturgia ao escolher este evangelho,  tem como propósito  concentrar o tema da realeza de Jesus, nesta passagem de sua vida, para deixar  claro que tipo de Rei é Jesus, e nos reafirmar  que os “alicerces” do “Reino” já estavam  estabelecidos quando  Jesus foi apresentado como Rei,  um Rei que teve  como trono a cruz!
Jesus é o único  Rei   que se apresenta aos homens, sem nenhum aparato, sem nenhuma segurança física,  pois no  Reino que Ele implantou aqui na terra,  a arma mais poderosa é o amor, a autoridade é  o serviço, o grande é aquele que serve, o perdão é a ponte que une os irmãos! Neste Reino não há lugar para a violência  e nem para o  ódio, as  operações de guerra se  concentram no serviço ao próximo, uma dessas operações, o próprio Jesus  realizou na véspera de sua morte, quando  numa atitude  de humildade e serviço, curvou-se  para lavar os pés dos apóstolos
 Embora o seu  Reino  não seja deste mundo, o reinar de Jesus não está fora mundo! Em outras passagens do evangelho, o próprio Jesus  nos assegura: “O Reino de Deus já está entre vós”, o que nos  dá  a garantia de que, mesmo em meio as  turbulências dos reinos do mundo, podemos vivenciar já aqui na terra, as alegrias do Reino do céu!
O modelo de rei visto pelos  homens, em nada assemelha  a condição de rei aplicada a Jesus, pois o seu reinar independe dos esquemas deste mundo,  o  reinar de Jesus,  só depende do querer do Pai!
Da agonia de Jesus pregado na cruz, podemos tirar alguns exemplos  que nos servirão de conforto nos momentos difíceis de nossa vida. Um dos pontos  que deve chamar a nossa atenção, é que Deus Pai, não retirou o seu filho da cruz! O que acontece conosco  também, Deus não nos retira do sofrimento, mas  nos dá a força necessária para superá-lo, assim como deu ao seu filho Jesus!
Juntamente  com a festa de Cristo Rei,  celebra-se  também o dia do Leigo,  vocação imprescindível, na vida da Igreja, mas que  às vezes é pouco reconhecida  devido a nossa  tendência  em acreditar que vocacionados, são somente os padres, os  bispos  e religiosos.
Ser leigo (a) no mundo de hoje, chega a ser  um grande desafio, pois não é fácil dar testemunho de Jesus, vivendo no mundo, sem pertencer ao mundo. 
“É importante tomarmos consciência de que os Leigos  ocupam importantes ministérios na Igreja,  entre tantos, assumem  a vocação particular de constituir família, o compromisso cristão de atuar com ética na vida  profissional, com dedicação e diferencial positivo, no sentido de ser uma pessoa diferente, no meio de tantas”. Enfim, leigos (as) assumem o grande desafio de serem pedras vivas da Igreja terrestre, são eles, os trabalhadores do Reino!
 Como povo de Deus, que peregrina aqui na terra, rumo a Pátria definitiva, somos convidados a fazer parte do Reinado de Jesus, vivenciando a sua  realeza, ciente de que não estaremos  isentos cruz.

TENHA UM LINDO DOMINGO!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia


Nenhum comentário:

Postar um comentário