.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Os prêmios só nos serão concedidos, na outra vida - Helena Serpa


Sabedoria 2, 23-3,9 – “a graça e a misericórdia de Deus são para os eleitos”


Com esta Palavra nós podemos refletir sobre a nossa origem e criação à imagem e semelhança de Deus  e o desígnio que nos foi reservado pelo nosso Criador. Todos nós fomos criados (as) para a imortalidade e temos em nós a semente da imortalidade, isto é, destinados para a eternidade, pois a nossa alma não perece.   No entanto, a eternidade da nossa alma compreende uma vida eterna junto de Deus ou longe Dele. Por isso, a Palavra nos fala de “morte”, isto é, a morte espiritual, a ruptura com Deus que nos remete à vida eterna fora da intimidade com o Pai. Essa morte entrou no mundo por inveja do diabo, por isso, só aqueles (as) que a ele pertencem a experimentam.  O homem justo, isto é, aquele que tem o coração rendido ao projeto de salvação que o Pai nos preparou, pode ser considerado eleito e predestinado a viver o estado perfeito de comunhão com Deus, pois “a graça e a misericórdia de Deus são para os eleitos”.  Este, não irá conhecer a morte eterna, muito pelo contrário, quando desaparecer desse mundo, será acolhido  no seio da Trindade, e “brilhará como centelha no meio da palha,” ”eles estão em paz”, nos diz o autor do livro da Sabedoria. Por esse motivo é que não podemos nos entristecer com a morte de alguém cuja vida foi dedicada aos bens espirituais e que, mesmo tendo passado pelas provações, por erros, pecados e fraquezas, manteve sua esperança na imortalidade da sua alma, porque confiava nas promessas do Senhor.  Logo, cabe a cada um de nós refletirmos, para percebermos em quem nós temos colocado a nossa esperança, sob qual ponto de vista nos temos firmado nas ações da nossa vida diária. Se perseverarmos no amor, estaremos vivendo a justiça e, consequentemente, mesmo “morrendo” estaremos juntos de Deus, seremos eleitos e receberemos a Sua graça e a Sua misericórdia. Seremos, assim, felizes para sempre. – E você, tem o seu coração rendido ao projeto de salvação que Deus lhe preparou? – Em que consiste o sentido da sua vida, qual o seu ideal, qual a razão do seu existir?- Quais são os seus objetivos aqui na terra?- Você acredita que os justos, mesmo morrendo, estão em paz?- Você acredita na vida eterna, depois da morte?

Salmo 33 – “Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!”
O salmista nos dá uma direção de como nós podemos levar uma vida com o coração voltado para Deus, mesmo passando pelas dificuldades da terra. Bendizer e louvar o Senhor a todo o momento, ter a alma, isto é, o pensamento e os sentimentos, postos nas coisas espirituais, é a receita para que persigamos, aqui nesse mundo, a justiça e a santidade. Assim fazendo, teremos os olhos de Deus pousados sobre nós e o Seu ouvido atento para escutar a nossa oração. Quando clamamos ao Senhor, Ele nos escuta e nos liberta de todas as angústias. Portanto, alegremo-nos no louvor, constantemente.


Evangelho – Lucas 17, 7-10  – “os  prêmios só nos serão concedidos, na outra vida.”

A nossa humanidade tem tendência a querer descanso, mordomia e vida fácil. Na maioria das vezes quando desempenhamos um bom trabalho, uma missão proveitosa ou mesmo a nossa obrigação diária, compreendemos que já “fizemos muito” e que então, devemos ser elogiados, exaltados, porque tudo foi perfeitamente executado.  Neste Evangelho o próprio Jesus é quem nos alerta: “quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: “somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer.” Diante da exortação de Jesus nós chegamos à conclusão de que não precisamos nem devemos esperar recompensa nem elogios ou tampouco deferências pelos trabalhos que realizamos.  Na verdade, enquanto aqui estivermos, estaremos sendo convocados noite e dia para a vigilância, para o serviço, no amor. Não podemos cruzar os braços. Por mais que já tenhamos efetivado algo, somos apenas “servos inúteis”, que um dia, por tudo o que fizermos, iremos ser recompensados e servidos no céu pelo Senhor. A perseverança é a maior virtude de quem busca fazer a vontade de Deus. Ele nos criou para a santidade e não é mérito nosso sermos santos e dignos da vida futura. Deus não desiste de nós e, a cada momento, nos dá oportunidades para que recebamos as Suas graças. Contudo, se começamos a perder as chances que Ele nos dá, porque entendemos que já realizamos tudo, nós estaremos deixando a Sua graça passar. A cada dia, enquanto aqui estivermos e até o fim da nossa vida,  seremos servos e servas convocados (as) pelo Senhor para construir o reino do céu, na terra, porém, não esperemos prêmios nem promoções, aqui,  porque esses, só nos serão concedidos, na outra vida. – Como você se sente depois de desempenhar com sucesso, a sua tarefa? – Você espera ser reconhecido (a) pelas pessoas, ser incensado (a), servido (a), exaltado (a) pelo seu feito?- Qual é o prêmio que você espera pelo seu serviço no reino de Deus?- Você tem sido perseverante ao chamado de Deus, na sua casa e no mundo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário