.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 9 de novembro de 2013

Perseguimos um estado de perfeição - Helena Serpa



 1ª leitura – 2 Macabeus 7,1-2.9-14 – “antes morrer , em vista da esperança na ressurreição”

Esta passagem do Livro dos Macabeus nos relata como morreram quatro, dos sete irmãos presos juntamente com sua mãe, por se recusarem a violar a lei que os proibia de comer “carne de porco”. Com voz firme e sem temor eles entregaram-se ao carrasco, confiantes na vida futura que lhes seria dada em visa da sua fidelidade. Assim, afirmaram, um a um: “estamos prontos a morrer, antes a violar as leis de nossos pais”; “o rei do universo nos ressuscitará para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis”; “do céu recebi estes membros; por causa de suas leis, os desprezo, pois do céu espero recebê-los de novo”; “prefiro ser morto pelos homens, tendo em vista a esperança dada por Deus, que um dia nos ressuscitará”. 
Diante de tamanha coragem, nós também, assim como o próprio rei, ficamos impressionados e nos admiramos, no entanto, esta passagem nos leva a refletir sobre a nossa fidelidade e coerência de cristão diante dos desafios do mundo. O “comer carne de porco”, hoje para nós, poderá ser qualquer coisa que o mundo hoje nos propõe e que sabemos não nos é conveniente diante do nosso seguimento a Jesus Cristo. É o transar antes do casamento, são os filmes pornográficos na TV e na internet que  como armadilhas nos fazem pecar, é o tirar vantagem nos negócios de maneira desonesta, é o embebedar-se, é o uso de drogas, é a falta de misericórdia e compaixão com os mais fracos e tantas outras práticas atrativas com as quais nos deparamos no nosso dia a dia. Quem conhece a história dos sete irmãos sabe que todos foram mortos e a mãe também. No entanto, sem temer coisa alguma,“os seus irmãos com a mãe se animavam entre si para enfrentarem corajosamente a morte, dizendo:”O Senhor Deus nos observa e certamente terá compaixão de nós, conforme afirmou claramente Moisés no seu cântico: ‘Ele terá compaixão de seus servos’ “. Esta não é apenas uma história bonita, mas uma proposta de vida para nós que queremos seguir a Jesus Cristo. A recompensa de Deus é a Ressurreição! Ressurreição é vida nova!  Ser firme diante das propostas do mundo é um grande desafio para todos nós cristãos, no entanto, com esperança em Deus e na ajuda que vem do céu, todos nós podemos enfrentar  as provocações daqueles que tentam nos aliciar esperando o cumprimento da palavra do Senhor, que um dia nos ressuscitará. – Como você tem enfrentado os desafios de ser cristão? – Você se expõe com facilidade aos apetites que o mundo lhe tem oferecido? – Você tem sabido vencer o inimigo com atitudes cristãs? – Você pode dar testemunho de que é um verdadeiro cristão?

Salmo 16 – “ao despertar me saciará vossa presença e verei a vossa face”

Todos aqueles que agem com justiça,  esperam e confiam no Senhor não serão abandonados. O Senhor atende a prece daqueles em quem não existe falsidade e têm os passos firmes na Sua estrada. Por isso, quando temos o nosso interior contrito podemos também como o salmista, suplicar: Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atende o meu clamor!”


2ª. Leitura – 2 Tessalonicences 2, 16-3,5 – “que o Senhor anime os nossos corações”
Podemos acolher com segurança estas palavras de São Paulo aos Tessalonicenses a fim de que nós também tenhamos os nossos corações animados para toda boa ação e palavra. Deus é Pai e nos ama em Sua graça! Em Jesus Ele nos proporciona uma consolação eterna e feliz esperança. O Senhor é fiel! Ele nos guardará do mal se seguirmos as suas instruções. É nosso dever também orar por todos aqueles que estão no caminho de Deus e têm esperança em Jesus e são Seus instrumentos para que a Sua palavra seja divulgada e glorificada no meio de nós. Precisamos nos animar mutuamente, precisamos nos abençoar mutuamente, com palavras e ações de graça ao Senhor. Se, temos esperança em Cristo Jesus precisamos comprovar isto por meio do nosso testemunho de fé através das nossas atitudes concreta de amor e solidariedade. – Você costuma animar as pessoas que passam dificuldade com o seu testemunho de fé? – Você consegue externar o amor de Deus que está no seu coração? – Você reza pelas pessoas que lhe apontam o caminho do Senhor? – Você tem esperança? Em que, em quem?

Evangelho – Lucas 20, 27-38 – “perseguimos um estado de perfeição”.

Deus é o Deus dos vivos e a morte não tirará a vida da nossa alma, pelo contrário, ela é uma passagem para que alcancemos a felicidade sem fim. O viver na terra e viver no céu constituem  assim, etapas distintas da nossa caminhada. Enquanto aqui estamos na terra nós temos vínculo com as pessoas dentro do projeto que Deus planejou para cada um de nós. A nossa realidade e a nossa missão aqui na terra é uma e não podemos aguardar que na outra vida tenhamos o mesmo modo do ser e do viver terreno.  No céu estaremos todos em Deus, formando uma unidade no AMOR. Portanto, não devemos nos preocupar de quem seremos quando daqui partirmos. Na nossa marcha em busca da eternidade nós perseguimos um estado de perfeição e santidade que não podemos possuir já aqui nesse mundo. A nossa vivência humana já é uma pesquisa daquilo que foi designado pelo Criador para a nossa felicidade. Aqui na terra, o homem e a mulher receberam de Deus uma missão de  frutificar e multiplicar-se, enchendo a terra e submetendo-a a eles, dominando sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. Porém, todos nós, temos consciência de que a nossa vida aqui é passageira e que caminhamos para uma realidade espiritual que extrapola ao nosso entendimento. Todos aqueles que têm fé esperam com confiança o que Deus lhes reservou e, sem apegar-se, a pessoas ou a coisas da terra têm a convicção que a vida futura, embora seja uma continuação do agora, será para nós a verdadeira vida, na qual nós, como os anjos, contemplaremos para sempre a face de Deus.  Que o nosso objetivo desde já seja o de, convivendo com aqueles que nós mais queremos e amamos, esperarmos por Aquele a quem nós pertencemos. Da casa do Pai nós saímos e para lá haveremos de retornar. Sabendo que Deus é Deus dos vivos e não dos mortos, conhecemos então a nossa realidade futura: em Deus estaremos também vivos e felizes. Não nos preocupemos, estamos nas mãos do Senhor!- Você desejaria viver eternamente aqui na terra? Pense sobre isso!- Qual é o maior anseio da sua alma? Procure descobrir isso! – Você tem desejo de encontrar-se com o Senhor? – Você acha difícil refletir sobre esse assunto ou você o faz com naturalidade? - Isso também, é questão de fé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário