.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 2 de novembro de 2013

“QUEM NÃO CARREGA A SUA CRUZ E NÃO CAMINHA ATRÁS DE MIM NÃO PODE SER MEU DISCÍPULO” - Olívia Coutinho


 
 Dia 06 de novembro de 2013

Evangelho Lc 14,25-33                

A cada dia,  nos   é oferecida uma nova oportunidade para  refazer a nossa vida. A cada amanhecer de um novo dia, Deus  coloca em nossas mãos, uma página em branco, na qual  devemos escrever,  mais um capítulo da nossa  história! O que vamos escrever, depende das  nossas escolhas, uma coisa é certa, se colocarmos Jesus como centro da  nossa vida, com certeza, vamos escrever uma bela  história!
As palavras de Jesus no  evangelho de hoje, vem nos dizer que o seguimento à Ele, é exigente, requer muito mais do que boa vontade, do que entusiasmo,  requer compromisso, fidelidade,  disposição de deixar  muitas coisa para trás, requer consciência do rumo a ser tomado, despojamento de si mesmo...  Se estamos dispostos a seguir Jesus, não nos iludamos  com facilidades, pois o caminho do Senhor é cheio de desafios, para trilhá-lo, é preciso sabedoria, fazer planejamento, “cálculos”, afinal,  se trata de investir a própria existência na proposta  de Jesus e uma vez tomada a decisão de segui-Lo, tem que ser um seguimento radical, estar com Ele para o que der e vier, ou seja, em qualquer circunstancia. 
É preciso estar seguro da nossa opção por Jesus, do contrário, corremos o risco de começar segui-Lo e abandonar este seguimento no meio do caminho, o que seria o maior  fracasso de nossa vida.    
O texto de hoje nos diz, que grandes multidões acompanhavam Jesus! É certo, de  que nem todos, estavam decididos a segui-Lo de fato, a tomar a sua cruz e caminhar atrás dele!  Nas multidões  estavam muitos curiosos, pessoas em busca de milagres, de algum interesse pessoal. Voltando-se para a multidão, Jesus  adverte aos que desejavam segui-lo, sugerindo que eles   pensassem   bem, antes de tomar a decisão de segui-Lo, pois a vida de um seu seguidor, não é fácil, é uma vida marcado por desafios, a cruz é inevitável no caminho de um seguidor de Jesus! 
Jesus enfatiza: o seguimento a Ele,  implica em desapegar-se de tudo, não somente da família, como até mesmo da própria vida, o que significa colocá-Lo acima de tudo, o que  trás  um grande benefício para nós, pois colocando  Jesus  como centro da nossa vida, com certeza, os  nossos relacionamentos  serão melhores, afinal, espelhando em Jesus, vamos aprender a conviver com as diferenças, a respeitar o outro, a amar de  forma ordenada, sem nos aprisionar.
Existe uma grande  diferença  entre ser cristão e ser discípulo, ser cristão, é viver a parte mais  fácil da fé,  ser cristão, é gostar de Jesus, é ser admirador de suas palavras, é participar ativamente das missas, é somar-se à multidão para louvá-lo! Enquanto que ser discípulo, é tudo isso e muito mais!  Ser discípulo, significa comprometer-se com Jesus,  abraçar a sua causa, estar com Ele para o que der e vier,  é assumir as conseqüências deste seguimento! 
O primeiro passo de quem optou por seguir Jesus, consiste em renunciar a si mesmo, em colocar Jesus como prioridade absoluta em sua vida, o que não significa amar menos o outro,  pelo contrário, quem coloca Jesus como prioridade em sua vida, ama o outro com mais intensidade! 
É amando Jesus, que amamos o outro, é amando o outro que amamos Jesus!    
A nossa opção por Jesus,  não pode subordinar-se a nenhuma outra, por isso, o verdadeiro discípulo de Jesus, deve apresentar-se a Ele, completamente livre de qualquer apego.
Jesus veio mudar o rumo da nossa história, dar um novo sentido a nossa existência, nos libertar de nossas próprias prisões. Ele é o caminho, a verdade e a vida!
A  nossa opção por Jesus,  deve ser radical, do contrário, seremos um cristão pela metade, começamos a segui-Lo, mas O abandonamos  no meio do caminho.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia


Um comentário: