.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 24 de novembro de 2013

Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas - Claretianos


Segunda-feira, 25 de Novembro de 2013
Santa Catarina de Alexandria, Virgem, Mártir (Memória facultativa)
Outros Santos do Dia: Adalberto e Guido de Casauria (monges), Alano de Lavaur (abade), Erasmo de Alexandria (mártir), Imina de Karlburg (duquesa, abadessa), Jucunda de Reggio (virgem), Mercúrio de Cesaréia (mártir), Moisés de Roma (presbítero, mártir).
Primeira leitura: Daniel 1, 1-6.8-20
Não se achou ninguém, dentre todos os presentes, que se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. 
Salmo responsorial: Daniel 3, 52.54-56
A vós louvor, honra e glória eternamente! 
Evangelho: Lucas 21, 1-4
Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas
Em nossa condição humana, muitas vezes costumamos valorizar as coisas e as pessoas partindo de parâmetros externos e aparentes, justamente aqueles que nós mesmos damos maior valor. Custa-nos descobrir o sentido do que há no interior dos mesmos. Bem diz o dito popular que as aparências enganam. Jesus vai sempre mais além das simples aparências quando julga as atitudes das pessoas em diferentes situações.
Hoje, no caso de ricos que depositavam donativos valiosos no templo e, por contraste, de uma viúva pobre que colocava algumas moedas, Jesus contrapõe a atitude interior de maior generosidade como aqueles que depositou poucas moedas. Jesus elogia a atitude interior como de maior generosidade o gesto da viúva, ao luxo e à ostentação dos ricos, cuja generosidade é somente aparência, porque oferecem daquilo que sobra.
A generosidade também é falsa quando a oferta é fruto do pecado de exploração do povo empobrecido. A verdadeira generosidade, como no caso da viúva, contempla sempre um pouco de sacrifício, de desprendimento e de solidariedade com a defesa da vida. É preciso atenção porque alguns valores evangélicos como o da generosidade, da humildade e do serviço, estão sendo hoje deslocados para o individualismo, para a lógica da ascensão social, para o ter a qualquer custo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário