.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A linhagem de Jesus - Helena Serpa

1a. Leitura – Genesis –  49,2.8-10 – “Ele é o Leão da tribo de Judá

O autor sagrado preconiza a realeza e o senhorio de Jesus que virá com poder para governar os povos. A liturgia deste tempo do Advento sempre nos fala da vinda do nosso Salvador Jesus Cristo e as leituras de hoje, precisamente, nos comunicam a Sua origem. Humanamente, Jesus Cristo é da tribo de Judá, filho de Jacó, o mesmo que é chamado com o nome de Israel. Nesta leitura Jacó abençoa os seus filhos e presta uma homenagem especial a Judá, porque é dele que sairá aquele que salvará as nações.  É tempo de esperança e de certeza de que o mesmo Jesus que, concebido no seio de Maria, nasceu, morreu, ressuscitou e subiu aos céus, voltará em breve e todos os povos O obedecerão. Ele é o Leão da tribo de Judá e já é vitorioso, pois venceu a luta contra o pecado e aboliu a sentença de morte que pesava sobre nós. Assim, também, vitoriosos nós já o somos, com Ele. - Você é vitorioso (a)? Em que se baseia este sentimento de vitória na sua vida?   Você tem confiado no Leão da Tribo de Judá? – O que você tem esperado neste tempo?

Salmo 71 – “Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância para sempre!”


Todos nós que cremos em Jesus Cristo e já O temos como Rei podemos cantar este salmo, pois já experimentamos a Sua soberania e o Seu poder na nossa vida. Por isso, podemos bendizê-lo, adorá-Lo e glorificá-Lo e dar-Lhe graças pelos Seus grandes feitos no meio de nós.  Ele é o descendente da realeza e já recebeu de Deus o poder para nos governar com justiça. Temos, assim, um defensor diante do Pai e a paz já mora nos nossos corações. Somos povo abençoado e cantamos os Seus louvores!
Evangelho – Mateus 1, 1-17 -  “a linhagem de Jesus  ”

Esta leitura nos leva a conhecer toda a linhagem de Jesus e a sua genealogia prova a sua natureza humana. Assim sendo, o evangelista Mateus nos fala da geração humana de Jesus, desde Abraão até José, o esposo de Maria da qual nasceu Jesus Cristo. A partir do que vimos nós podemos meditar na nossa existência que tem também uma origem e uma história, como a de Jesus. Com Jesus não aconteceu diferente de nós. Deus quis vir ao mundo do mesmo jeito que cada um de nós nasceu. Assim Jesus pode sentir na sua carne os mesmos sentimentos, aflições, alegrias e dores que nós mesmos sentimos.   Ao longo das gerações há pessoas boas e pessoas más, há homens e mulheres santos e há também aqueles (as) que não procederam bem. Jesus não veio diferentemente de nós outros. Cada um de nós faz a sua história e quando estamos ajustados ao Plano do Pai, como Maria e José, nós contribuímos para o soerguimento da humanidade.    Todos nós também podemos ser ou não colaboradores de Deus aqui na terra, dependendo da nossa experiência de vida e da nossa adesão à Sua proposta. Deus precisa de nós, hoje, assim como ontem precisou dos nossos ancestrais e futuramente precisará da nossa descendência. Cada um de nós tem seu papel na história da nossa família, assim também como na história da Salvação. – Você também como homem ou como mulher se sente responsável pelo projeto de Deus no mundo? – Você sabe qual é o objetivo de Deus para o homem?  Procure descobrir nesta leitura coisas que você ainda não conhece: identifique os personagens de quem você já ouviu falar; perceba as coincidências. - O que você percebe quando o evangelista fala de Maria?  


Um comentário:

  1. é evidente k,cada um de nós percebe esta realidade nas nossas familias.

    ResponderExcluir