.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de dezembro de 2013

COMO JESUS VEIO ATÉ NÓS - José Salviano

4 º DOMINGO DO ADVENTO


Jesus nascerá de Maria, prometida
em casamento a José, descendente de Davi.

Evangelho - Mt 1,18-24
                              O Advento é o tempo de espera em que devemos nos preparar para melhor viver e celebrar o grande acontecimento: a entrada de Deus na história humana, através de seu Filho. Não se trata de uma lembrança, de uma memória apenas. É algo muito mais profundo. Trata-se de uma  realidade ímpar, em que o  Deus encarnado é uma luz que  veio para nos iluminar e despertar-nos do nosso desânimo causado pelos percalços desta caminhada por este Vale de Lágrimas, pois todos os dias é triste ver a falta de esperança no semblante de cada pessoa que nos rodeia. Crise econômica, crise de valores , crises na família, crise na sociedade como um todo.
            O Filho de Deus poderia ter vindo a este mundo das mais variadas formas. Poderia, por exemplo, ter aparecido ou chegado ao Templo em um dia em que este estivesse repleto de peregrinos, e ter feito os mais espetaculares milagres provando sua divindade.  Porém, nascer de uma virgem foi a forma perfeita e  preferida pelo Pai em seu Plano de amor a humanidade.
            Maria, logo de início, achou meio estranho toda aquela conversa do anjo, porém, pela graça de Deus, ela logo em seguida, entendeu, aceitou e concordou em colaborar, prontificou-se a fazer a vontade de Deus Pai. 
            Já para José, a reação foi muito dolorosa! Ele amava Maria, e a respeitava. Era um amor puro de espera, de bom senso, como deveria ser o namoro de todo jovem cristão. Porém, de repente, percebeu ou ficou sabendo que sua querida namorada, com a qual ele não havia tido nenhum tipo de intimidade, estava grávida. Como? Porque? Quem foi? Isso não está acontecendo! Deve ter pensado...  Mas Deus, que já esperava pela sua reação, o acalmou. Falou com José em um sonho, na pessoa de um anjo. José, um bom homem, acreditou e aceitou a proposta apresentada pelo mensageiro de Deus, e assumiu a paternidade adotiva do Filho de Deus, e junto com Maria aderiu sua participação no projeto do Pai para a salvação da humanidade.   Assim, quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
             Todo o Antigo Testamento foi uma preparação para  a vinda de Jesus Cristo ao mundo. O anúncio do anjo a Maria, a reação de José, o nascimento do Menino Jesus, tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pela boca do profeta:
"Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco."
            Deus está conosco!  Deus ficou conosco, no meio de nós na Terra por uns tempos, e, por denunciar as injustiças daqueles que haviam deturpado, alterado, a palavra de Deus em benefício próprio,  Jesus foi injustamente condenado e morto. Porém, ao terceiro dia ressuscitou e até hoje Ele está no meio de nós, e continuará, como ontem, hoje e sempre!
            Alguns não aceitaram a pessoa de Jesus naqueles tempos, assim como hoje, existem aqueles que o ignoram, o rejeitam, ou procuram denegrir a sua imagem.
            Felizmente, há aqueles dos quais fazemos parte, que aceitam plenamente a pessoa de Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado e presente no mundo através da sua Igreja viva, da qual fazemos parte pelo batismo, pela nossa participação nos sacramentos e na catequese atuante que visa levar o Evangelho aos nossos irmãos distantes, ausentes, porém sedentos de Deus!
            Deus, através do anjo,  visitou Maria para avisá-la da sua missão. Você está lembrada, lembrado do dia em que foi convidado por Deus para trabalhar no Reino? Geralmente é através de um amigo que Ele nos faz o convite. Ou, através de uma necessidade que surge no desenrolar da rotina da vida da comunidade,  em uma festa ou comemoração na paróquia, ou mesmo em contato direto: Deus e você.  Sabe aquela reação tipo assim: Alguma coisa me disse que... Ou de repente tive um estalo...   Uma  idéia...
            Caríssimos. É Deus nos falando, nos convidando, nos chamando. Muitos de nós ouve o seu chamado, e o segue. Já outros, fingem não entender nada, ignoram quando Jesus bate as suas portas, e seguem suas vidinhas sem sentido. Porque o verdadeiro sentido da vida é ser útil ao Reino de Deus. É participar do projeto de construção de um mundo melhor e mais justo. Somos diferentes por participar deste projeto, e apesar dos sofrimentos normais desta vida, somos felizes por seguir a Cristo e o Plano do Pai. Assim como todo mundo, nós também temos de enfrentar os problemas próprios da nossa existência terrena. Mas, com uma diferença: Estamos com Deus, e portanto,  enfrentar e resolver as nossas dificuldades naturais com Ele, fica bem mais fácil!
            Apesar de sermos seres inúteis, O Criador do Universo quis contar com a nossa participação na continuação da criação do Mundo e no seu Plano para salvar a humanidade.
            Exemplo. Quando Deus criou o mundo, não o deixou pronto, acabado: com água encanada, esgoto, casas, carros, prédios, estradas, etc. Porém, Ele deixou: Rios, deixou os metais como o ferro no meio das rochas para serem encontrados e extraído e  dele ser feitas as ferramentas, e com elas fazermos tudo o que o homem já fez... Deu-nos uma inteligência capaz de descobrir, inventar, e melhorar o mundo em que vivemos. Dessa forma, somos integrados em sua obra criadora, somos convidados a participar na obra de criação desse Universo criado por Deus, porém inacabado.
            Da mesmo forma, assim como Maria e José foram escalados por  Deus para fazerem parte no Plano de Salvação preparado pelo Pai, muitos de nós também somos assim como Maria, escolhidos para colaborar nesse projeto de Deus.
            Sabemos que Deus não precisa de nós para nada. Porém, Ele quis nos dar a honra de fazermos parte do seu projeto salvífico.
            Irmãos e irmãs. Não nos fazemos de surdos e cegos diante do convite de Deus para fazer parte da sua obra criadora e salvadora.  Pois a nossa felicidade não depende de presentes caros, do dinheiro, de festas, de fartos almoços com a família regado com muita bebida, nada disso.  Poderemos ser felizes, mesmo com problemas de saúde, com falta de recursos, morando mal, etc. Mas isso só acontece quando nos entregamos de corpo e alma a Deus  e a evangelização seja ela direta ou indireta.
Então, meu irmão, minha irmã. O que você está esperando?
Vá e faça o mesmo!
Bom domingo.
José Salviano.

4 comentários:

  1. carissimo irmão você recebeu o espirito santo quando teve essa reflexão, parabéns e que Deus te ilumine cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. Seu comentário foi de soma importância na preparação da reflexão do culto que celebrarei neste domingo.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus abençoe todas as pessoas!!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Sal essa sua reflexão vai ser de grande valia para mim na celebração da palavra que irei realizar hoje, que DEUS te abençoe sempre.

    ResponderExcluir