.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Devemos esperar outro? - Helena Serpa


DOMINGO - 15 de Dezembro de 2013 -Evangelho - Mt 11,2-11
Isaías 35, 1-6.10 - “Alegre-se!”


A Liturgia de hoje nos acena com a perspectiva de dias melhores para todas as pessoas que mesmo passando por dias difíceis colocam a sua esperança no Senhor. Por isso, o profeta nos conclama a exultar de alegria perseverando no caminho que estamos percorrendo em busca daquilo que Deus nos preparou. A fé é quem nos fará caminhar, apesar de estarmos na solidão ou enfrentando enfermidades, passando por muitos desafios, desacertos, situação financeira difícil, etc. etc. “Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmais os joelhos debilitados”, diz o Senhor através do profeta Isaías. A Palavra de Deus, no imperativo, nos propõe a tomar posse da ordem que sai da Sua boca. Não podemos duvidar nem questionar, pois o próprio Deus nos fala: “Criai ânimo, não tenhais medo!” Diante disso, nós só precisamos nos apossar da vingança de Deus que se constitui na nossa salvação e libertação. Às vezes, nós entendemos que Deus quer vingar-se de nós e não percebemos que Ele não tem nada contra nós, muito pelo contrário, Ele nos ama e quer nos arrancar das mãos do inimigo. A vingança do Senhor é contra o pecado que nos arrasta e nos afasta do Seu redil, da Sua convivência. Portanto, alegremo-nos e exultemos, pois o Senhor já veio e está no meio de nós e preparou a glória do céu, a qual, nós já vislumbramos aqui na terra. - Você está sentindo a solidão do deserto? – Você está passando por alguma dificuldade, enfermidade? – Assuma a Palavra do Senhor de verdade e experimente a força que vem do alto. – Depois, saia contando para todo o mundo que o Senhor o (a) libertou das garras do inimigo!


Salmo 145 – “Vinde, Senhor para salvar o vosso povo!

O salmista exalta as obras de Deus no meio de nós e descreve as diversas situações que muitas vezes nós nos encontramos. Ele está atento às súplicas dos oprimidos, dos famintos, dos cativos, dos cegos, dos caídos, dos justos, do estrangeiro, da viúva, e do órfão. Quando nós nos reconhecemos necessitados de salvação, com certeza, nós fazemos parte desse povo para quem o Senhor abriu o caminho da libertação.


2ª. Leitura – Tiago 5, 7-10 – “ Aquele que há de vir”


São Tiago nos fala do tempo da espera, da expectativa, do tempo do sofrimento, do exercício e da purificação. Por isso, ele nos dá como exemplo, o agricultor que depende de uma boa colheita, no entanto, sabe que primeiramente, terá que preparar a terra para depois plantar a semente e ainda esperar a chuva chegar. O agricultor espera com confiança e tem o seu ideal firmado no que há de vir. Assim também acontece com cada um de nós que esperamos a vinda do Senhor a cada dia da nossa vida, mas também no final dos tempos quando, então, O veremos face a face. Precisamos manter o nosso coração nessa expectativa e exercitar com paciência a nossa fé, vislumbrando novos horizontes, tendo em mente a firme convicção daquilo que desejamos alcançar. Toda espera requer um tempo de sofrimento, de adestramento, de paciência, de preparação e treinamento. O Senhor virá, Ele não tardará e as Suas promessas se cumprirão na medida em que nós estivermos com o coração firme e perseverante sem queixas nem lamúrias, mas em louvor e adoração. – O que você tem esperado? – Jesus já tem chegado na sua vida? – Você tem se mantido (a) firme esperando Jesus passar? – Você tem o desejo de vê-Lo face a face? – Você alimenta essa esperança assim como o agricultor espera a chuva? Faça uma reflexão sobre isso, mas pense: Jesus já está no seu coração!


Evangelho – Mateus 11, 2-11 – “devemos esperar outro?”


João Batista, na prisão, encontrou um meio de comunicar-se com Jesus a fim de confirmar para seus discípulos que Ele era aquele que havia de vir e para quem ele havia aberto o caminho. Não, que João Batista duvidasse, mas para, mais uma vez, apontar Jesus como o verdadeiro Messias que viera salvar a humanidade. “És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro?” Essa indagação é para nós hoje, muito pertinente, pois vez ou outra nós nos esquecemos de que Jesus já veio, cumpriu com a Sua Missão de Salvador, ressuscitou, subiu aos céus, está sentado à direita do Pai e nos enviou o Seu Espírito Santo que permanece conosco e realiza em nós também, todas as obras que fez naquele tempo. Perdemos a noção da realidade espiritual em que vivemos e ficamos esperando por sinais que venham de fora e nos apegamos às pessoas como se elas fossem o próprio Jesus. Precisamos enxergar os milagres que Jesus realiza hoje no meio de nós, dentro de nós, para que possamos contar a todos o que vimos e ouvimos! A obra de Deus é espiritual e se manifesta em nós de dentro para fora e, se abrimos o nosso coração, milagres também acontecerão. O reino dos céus está dentro de nós, por isso, somos ainda mais bem aventurados do que João Batista que pregava um batismo somente de conversão. Nós fomos batizados com o Espírito Santo, recuperamos a graça santificante e temos diante do Pai um intercessor que justifica os nossos pecados e nos cobre com a Sua Misericórdia. Somos hoje também os João Batista que nos comunicamos com Jesus e comunicamos ao mundo que Ele está vivo e atuante na nossa vida. – Você ainda espera encontrar Jesus, esperando dos homens? – Você tem consciência de que o reino dos céus está no seu coração? – Você tem bem aproveitado o tempo em que vive? – Quais os milagres que Jesus tem operado na sua vida? – Você tem comunicado isso ao mundo?

Helena Serpa,

2 comentários:

  1. Que Deus abençoe sempre para lançar bonitas reflexões.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, você me ajudou bastante na reflexão do meu programa de rádio hoje.

    ResponderExcluir