.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Elias já veio, mas não o reconheceram. - Claretianos

Sábado, 14 de dezembro de 2013
São João da Cruz
Outros Santos do Dia:Druso, Zósimo e Teodoro (mártires de Antioquia), Espiridião de Trimithonte (bispo), Eutrópia e Companheiros (mártires de Reims), Filêmon (anacoreta no Egito), Fortunato de Poitiers (bispo), Lupicínio de Viena (bispo), Matroniano de Milão (eremita), Nicásio de Reims (bispo), Pompeu de Pavia (bispo), Venâncio Fortunato (bispo), Viator de Bérgamo (bispo).
Primeira leitura:Eclesiástico 48,1-4.9-11
Elias retornará. 
Salmo responsorial: Sl 79 (80), 2ac e 3b. 15-16. 18-19 (R/. 4)
Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos. 
Evangelho: Mateus 17,10-13
Elias já veio, mas não o reconheceram.
A dominação do Império Romano e as posições dos diversos grupos religiosos e sociais frente a essa dominação estavam desintegrando a vida comunitária e familiar do povo judaico; por isso era urgente a presença do Messias, por isso se espera que Elias volte e reconstrua a comunidade “reconduzindo o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para os pais”.
João Batista se coloca nessa tarefa, porém sua crítica “atentava” contra o sistema de domínio (romano e judaico). Ele apresentava um projeto de reforma da convivência humana (cf. Lc 3,7-14), realizando a missão de Elias, e por isso o assassinaram. E João, não somente será precursor de Jesus porque o anuncia e o mostra presente, mas também é precursor de seu destino e de sua morte violenta. Jesus continuará a obra de João: construir a comunidade.
Ele nos revelará a Deus como Pai e nos definirá a nós como irmãos. Jesus colocará no mesmo nível o amor a Deus e o amor ao próximo, ele resumirá assim a Lei e os profetas e dará novos valores e normas à convivência. Por isso correrá ele o mesmo destino de João.


Nenhum comentário:

Postar um comentário