.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Genealogia de Jesus Cristo -Claretianos

Terça-feira, 17 de dezembro de 2013
Santos do Dia:Bega de Andenne (abadessa), Briaco da Bretanha (eremita), Eigil de Fulda (abade), Estúrmio de Fulda (abade), Floriano, Calanico e Companheiros (mártires de Gazza), João da Mata (presbítero, fundador dos Trinitários), Judicael da Bretanha (rei), Lázaro de Betânia (personagem bíblico do Novo Testamento, amigo de Jesus), Olímpia de Constantinopla (viúva, diaconisa), Teta da Inglaterra (abadessa), Tydecho do País de Gales (abade), Vivina de Grand-Bigard e Iolanda (virgens).
Primeira leitura:Gênesis 49,2.8-10
O cetro não será tirado de Judá. 
Salmo responsorial: Sl 71 (72), 2. 3-4ab. 7-8. 17 (R/. cf. 7)
Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre. 
Evangelho: Mateus 1,1-17
Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi.
O evangelho de hoje é a apresentação simbólica e numérica que Mateus faz das origens de Jesus,em três grupos de catorze gerações, mostrando Jesus como o Mestre esperado. Jesus é apresentado como depositário da ação histórica de Deus em favor de Israel. Jesus aparece na linha genealógica de homens que definiram e marcaram, em seu momento, a Historia de Israel. Porém, há um detalhe: Maria não pertence à genealogia apresentada no Evangelho.
No povo judaico, as genealogias eram elaboradas a partir dos homens. Porém, surpreende que Mateus tenha colocado cinco mulheres entre os antecedentes de Jesus: Tamar, Raab, Rute, a mulher de Urias e Maria. Por que elas? Por que não uma matriarca ou uma mulher de destaque no êxodo ou uma rainha?
É a pergunta que Mateus nos deixa rondando a cabeça. As quatro primeiras são estrangeiras, dão à luz outros esquemas e não cumprem com os requisitos das leis da purificação do judaísmo. Elas, a partir de suas iniciativas pouco convencionais, foram as que deram continuidade à linhagem e trouxeram a salvação de Deus a todo o povo. Isto nos deve fazer pensar e questionar a rigidez com que valorizamos as normas e as tradições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário