.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

João Batista só converteu uma parcela do povo. Por que? - José Salviano



QUINTA - 19 de Dezembro de 2013 - Evangelho - Lc1,5-25
               Naqueles tempos, a mulher que não tinha filhos, era  humilhada publicamente.  Izabel  não concebia, e seu marido Sacarias rezava sem cessar pedindo a Deus um milagre. E foi o que aconteceu. Deus ouviu suas orações e enviou-lhe o anjo que lhe deu a boa notícia: Sua esposa apesar da idade avançada terá um filho, que não vai ser um homem qualquer, mas sim, o profeta João Batista, que seria grande diante do Senhor.  Ele não se entregaria a bebedeiras,  e antes de nascer,  já estaria cheio do Espírito Santo.  Por isso a missão de João Batista foi muito grande. Ele reconduziu uma parcela  do povo de Israel a conversão, a mudança de vida, e a crer em Deus altíssimo.
            Irmãos. Nunca tenhamos a pretensão de converter a todas as pessoas.  Pois somente uma parte delas estarão dispostas a ouvir a palavra de Deus. É assim mesmo que a coisa  funciona. Deus enviou o seu Filho ao mundo, para a salvação de toda a humanidade. E veja o que aconteceu: somente uma parcela do próprio povo de Israel, o aceitou. Hoje também, somente uma parte da população mundial aceita Deus em suas vida. Em sua família acontece assim, e em nosso psiquismo também isso acontece.   Na nossa família nem todos aceitam que Deus governe suas vidas, nem todos acreditam do mesmo modo.  Uns mais outros menos ou nada acreditam.  Façamos a nossa parte. Convidamos a todos para a igreja, damos o nosso exemplo, e rezamos pela conversão de todos diariamente. 
            Se você reparar  bem, dentro de nossas mentes, também acontece um pouco disso que estamos refletindo. Uma pequena parte de nós, pode às vezes vacilar na fé. Uma pequena parcela da nossa mente por vezes pode ceder às tentações, aos questionamentos de fé, e até a dureza de coração como diziam antigamente. É por isso que rezamos  o credo nas missas, principalmente de domingo. É por isso que precisamos rezar diariamente a Deus dizendo: Senhor. Eu creio. Mas aumente a minha fé! 
            Caríssimos. Esta é uma realidade que tem afastado muita gente dos caminhos de Deus, que tem  desviado a nossa atenção para não ouvir o Evangelho, e seguir caminhos outros. Fiquemos atentos, pois o espírito pode estar preparado, mas a carne é fraca, já recomendava Jesus. Tomemos muito cuidado!  Já vi grandes santos mudarem totalmente de rota. 
            Conheci um grande padre que gostava muito de estudar psicologia, fazia um grande trabalho de triagem e ajuda psicológica com os jovens. Mal eu sabia que ele estava se preparando para dar um golpe. Estava se preparando para deixar a batina. O tempo passou, e um belo dia eu  o encontrei almoçando na faculdade de Filosofia, onde também cursei três de minhas 5 faculdades: filosofia, geografia e geologia. Logo que vi o padre L...   eu me aproximei todo cheio de entusiasmo, e comecei a querer saber onde ele atuava... Porém ele mais que depressa me interrompeu, dizendo: Esta é a minha esposa, e este é o meu cartão. Sou psiquiatra e o meu consultório fica na rua... 
...confesso que fiquei sem fala... por uns instantes olhava para dita mulher, e para a cara dele, pensando em falar: Como o senhor fez uma coisa dessas? Logo o senhor que era tão rigoroso...   Mais eu não consegui disser mais nada, e me levantei do banco do refeitório onde estava sentado ao eu seu lado e saí dali completamente desapontado, arrasado e muito triste...
            Mais um exemplo de vida. Um mau exemplo. O nome dele era J... e como os padres daquela paróquia eram freis, nós brincávamos chamando-o de feijão. Ele era jovem assim como os demais do grupo de jovens bastante atuantes, não só na missa dos jovens, como em quase toda a vida da comunidade. Havia encontros de jovens, dias de estudo, quase que mensalmente e a atuação deste jovem J... era por demais marcante. Ele estava em todas, e fazia tudo com muita boa vontade a muito amor. Todos gostávamos dele, da sua garra do seu exemplo. Ele morava em uma outra cidade não muito próxima dali, mas estava sempre presente. Ele, depois de um longo dia de participação na vida da paróquia especialmente no grupo de jovens,  esperava um dos padres que morava relativamente longe e não tinha carro, a celebrar  a última missa do domingo, para levá-lo de carona em seu carro. Puro entusiasmo, grande exemplo de fé, participou com o nosso grupo do curso de teologia até o fim.  E mais. aquele santo rapaz se ingressou no seminário diocesano par ser padre!  
            Passou um tempo, eu estava em outra paróquia, na catequese, e um belo sábado, encontrei aquele  que eu chamava de frei J...  tomando um lanche ao lado de uma garota em um Shopping.      Aproximei-me muito barulhento, perguntando por onde ele andava evangelizando, como estava indo no seminário... 
Quando com um semblante bem sério, o que não era do seu costume, ele me interrompeu e disse: Eu desisti do seminário, e esta é a minha namorada...  Foi para mim um momento muito ruim...  pareceu que eu tinha levado um forte soco na cara... continuei ali sentado ao lado dos dois, olhando para o prato dele, mas de canto de olho observava o seu semblante que não era mais o semblante do Frei J...
           
            Prezado irmão, prezada irmã. Desculpe cansar você com esta longa reflexão. Reflita, pense, reze para nada disso acontece conosco um dia...

José Salviano.  

Um comentário:

  1. Meu amado irmão essas coisas acontecem eu também já passei por isso, mas a minha fé não abalou. Sabe porque? por que o Deus que eu creio ele sim, jamais muda a sua rota. Ele é fiel para sempre. Quantos aos nossos padres precisamos orar por eles sem cessar.

    ResponderExcluir