.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Não ouvem nem a João nem ao Filho do homem - Claretianos

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Santa Luzia
Outros Santos do Dia:Alberto de Cambrai-Arras (bispo), Antíoco de Sulcis (mártir), Arsênio de Monte Latro (monge), Columba de Terryglass (abade), Edburga de Thanet (virgem), Eustrácio, Auxêncio, Eugênio e Companheiros (mártires), Judoco de Piccardy (presbítero), Odila de Hohenbourg (abadessa), Pôncio de Belley (bispo), Ursicino de Cahors (bispo).
Primeira leitura:Isaías 48,17-19
Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 
Salmo responsorial: Sl 1, 1-2. 3. 4 e 6 (R/. cf. Jo 8, 12)
Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida. 
Evangelho: Mateus 11, 16-19
Não ouvem nem a João nem ao Filho do homem.
Parece que Jesus está decepcionado com a geração que o escuta. É o que se deduz da pergunta que faz e da comparação que usa para responder. Aparece a eterna desconformidade e a incoerência que caracteriza as gerações de todos os tempos. Porém, aparece também a incapacidade para ler os sinais dos tempos. A cada geração custa valorizar e aceitar o que é diferente.
Não sabemos assumir a postura adequada para cada ocasião. João havia convocado à penitencia, Jesus convoca à alegria e à exultação. A nenhum dos dois fazemos caso ou damos atenção. Quando a bíblia fala de sabedoria, faz referencia ao projeto de Deus e aos mecanismos e pessoas que Deus chama para implementá-lo.

João e Jesus são agentes desse plano, suas condutas são diferentes, opostas até, porém os dois estão na linha da Verdade. E, no final, a mesma Bíblia o diz, Jesus é a Sabedoria de Deus, sua ação convalidou o plano de Deus, e, finalmente, quem aparece como equivocado, somos nós mesmos, os seres humanos de todas as gerações: incoerentes, inconformados, resmunguentos e tapados. Quanto nos falta para viver os valores do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário