.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai - Claretianos

Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Santo Estevão
Outros Santos do Dia: Arquelau da Mesopotâmia (bispo), Cristina de Markgate (eremita), Dionísio (papa), Marino de Roma (mártir), Tadeu de Wales (eremita), Teodoro de Roma (sacristão da Basílica de São Pedro), Zenão de Gaza (bispo), Zózimo (papa).
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 6, 8-10: 7,54-59
Estou vendo o céu aberto.
Salmo responsorial: Sl 30 (31), 3cd-4. 6 e 8ab. 16bc e 17 (R/. 6a)
Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito
Evangelho: Mateus 10, 17-22
Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai.
É Natal e parece contraditório que os cristãos, que apenas estamos começando a celebrar o nascimento do Salvador, celebremos a morte de Estevão. O texto de Atos tem mais elementos de tempo pascal do que de Natal. Ressoam motivos de more e de sexta-feira santa, há perseguição e lapidação, acusações e falsas testemunhas e morte e palavras de otimismo e perdão.
O salmo é de confiança no Pai e o lemos no relato da Paixão de Jesus. Porém, é que assim é a Vida. A criança que apenas acaba de nascer é chamada a dar a vida, a gastá-la, a ser sinal de contradição, a padecer perseguições, a ser vigiado e acusado por falsas testemunhas. Tudo é contraste na vida de Jesus e na vida dos que escutam sua voz e seguem seu projeto.
Toda comunidade, todo grupo que segue as pegadas de Jesus está convocado e chamado a padecer a mesma sorte. O evangelho expressa isso com muita  claridade. Estevão e todos os Estêvãos que existiram nos 20 séculos de cristianismo colocam nossos pés na terra e não nos deixam levar pela euforia que produz a alegria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário