.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

“ESTE É O MEU FILHO AMADO NO QUAL EU PUS O MEU AGRADO”. – Olívia Coutinho


 
O BATISMO DO SENHOR !
 
Dia 12 de Janeiro de 2014
 
Evangelho de Mt 3,13-17
 
Neste domingo, depois de celebrarmos a Epifania do Senhor, somos agraciados com a solenidade do Batismo de Jesus, festa que marca a passagem  do tempo Natalino para o Tempo Comum, sinalizando o início do ministério de Jesus, quando Ele sai da sua vida oculta e entra para a vida pública.
O ponto forte da liturgia desta solenidade é a declaração de amor e confiança que o Pai transmite ao Filho no momento decisivo de sua vida!
O evangelho de hoje, nos coloca às margens do rio Jordão, precisamente, onde Jesus se misturou  aos  pecadores para também ser Batizado por João.
Vendo Jesus se aproximar para receber o batismo, João se surpreende,  e  a  princípio recusa batizá-Lo dizendo: “Eu preciso ser Batizado por ti, e tu vens a mim?”  Mas os argumentos de Jesus,  convencem João,  e   Batismo de jesus  acontece, mesmo não sendo necessário, já que Nele  não havia pecado.
Ao entrar na fila para receber o  Batismo de João,  Jesus  assume publicamente  a sua humanidade, estabelecendo desde já, um vínculo de proximidade com os pecadores  ao solidarizar-se  com eles. 
 Com este gesto de total humildade, Jesus experimenta a fragilidade humana, deixando claro que Ele  não faria uso de suas prerrogativas divinas na sua trajetória terrena. 
No ato do seu Batismo, Jesus se mostra  totalmente  humano, “descendo” até a nossa realidade, diferente do nosso Batismo, quando acontece o inverso, nós “subimos” para nos aproximar do divino!
No batismo de Jesus, acontece a manifestação da Trindade Divina: O Pai faz uma declaração ao Filho e o Espírito se manifesta de forma  visível sobre Ele como pomba, o que retrata claramente a harmonia  entre as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo.
Ao sair das águas do rio Jordão, Jesus, ungido pelo Espírito Santo, dá início ao Seu ministério redentor, apagando o  nosso passado, transformando o  nosso presente e  garantindo o nosso futuro!
Passando pelas águas do batismo, Jesus  abre  para a humanidade um caminho novo, com Ele as portas do céu, que fora fechada pelo pecado, se abrem.
Assim como Jesus, que no momento do seu batismo, recebeu do Pai uma declaração de  amor e confiança que o encorajou  para dar início a sua missão,   também nós, abastecido pelo força do Espírito Santo que recebemos no nosso batismo e alicerçados no exemplo  de Jesus, adquirimos coragem para realizar grandes coisas, com pequenos gestos, dando  continuidade a construção do Reino  iniciada por Jesus!
O batismo de Jesus amplia-se na vida de cada um de nós, é um chamado a vivencia da fé, a assumirmos  o compromisso de servidores e consequentemente herdeiros do Reino!
É importante  termos  um entendimento melhor da dimensão do nosso Batismo. O Batismo não deve ser visto como  tradição, como bênção para que a criança tenha mais saúde, ou para o perdão dos pecados como era o Batismo de João.  O Batismo é compromisso, ele  nos insere em Cristo, torna-nos participantes da vida Dele, o que  implica consequências.  Quando criança nossos pais e padrinhos assumem este compromisso, nos orientando  no  campo da fé, quando crescemos, a responsabilidade passa para nós.
Ser Batizado é dar testemunho de Jesus em qualquer circunstancia, é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, é ser como Jesus: pessoas para outras pessoas!
 Como anunciadores do evangelho, sigamos o exemplo de fidelidade e  de humildade do profeta João Batista que fazia questão de enfatizar a sua pequinês diante a grandeza do Messias: “eu não sou digno de desamarrar as suas sandálias.”
No nosso trabalho missionário, deixemos  que Jesus  apareça e não a nossa pessoa, afinal, o poder está Nele e não em nós, somos apenas instrumentos à serviço do Reino, pois é Jesus  quem age através de nós.
Batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, somos inseridos na família Divina!  E assim, transfigurados, haveremos de  ver repetir no coração da Igreja  a mesma manifestação de Deus, como  no Batismo de Jesus: “ Este é o meu filho (a) amado!”   
Celebrar o batismo de Jesus é  fazer memória do nosso próprio batismo!
Como Batizados, somos filhos amados do Pai configurados no Filho,  templo vivo do Espírito Santo!  
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia

3 comentários:

  1. parabéns pela belíssima reflexão.
    Luis Carlos

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM O SEU COMENTÁRIO!
    ATAÍDES.

    ResponderExcluir
  3. Estávamos com saudades de suas reflexões. Muito esclarecedora e engrandecedora sua reflexão. Muito nos colabora em nossas meditações. Que tenhamos um frutífero ano de e v a n g e l i z a ç ã o.

    ResponderExcluir