.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Jesus se apresenta para o batismo - Professor Isaías da Costa

DIA 12 DOMINGO -Mt 3,13-17

Professor Isaías da Costa


ENTENDENDO O EVANGELHO
Quando Jesus se apresenta para o batismo, João Batista dos protestos que ele não é digno de executar este ritual para alguém maior que ele. Mas Jesus insiste e João cede. A insistência de Jesus parece ser baseada em seu desejo de juntar todos aqueles em Israel, que não são apenas renunciar seus pecados (que Jesus não teria necessidade de fazer), mas também declarar a sua disponibilidade para receber o Senhor de qualquer maneira.. Afinal de contas, o batismo de Jesus não é apenas um episódio na sua vida privada, é o convite de todo um povo a aceitar a iniciativa de Deus para a salvação.
No relato de Mateus sobre o batismo de Jesus, apenas as consequências são, na realidade descritas. A abertura dos céus, abre caminho para Deus para restabelecer o contato com o seu povo escolhido. Assim, os céus estão abertos desde o outro lado como Deus ansiosamente responde à presença de seu Messias nomeados.
"O Espírito de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele" é o sinal para uma nova criação. Esse mesmo "Espírito" tinha pairava sobre as águas na criação original (Gênesis 1:2), e um novo começo foi sinalizado novamente a Noé quando a pomba voltou para ele, depois do dilúvio (Gênesis 8:11). Isto significa que a vinda de Jesus também representa um novo começo.
A natureza da nova criação é revelada nas palavras do clímax final do céu. Quando Jesus é chamado de Deus "Filho muito amado", que significa que este novo mundo será preenchida com o amor de Deus, irradiando de seu Filho, que vai se tornar, em certo sentido, a encarnação do amor de Deus entre nós.


VIVENDO O EVANGELHO
Na prática católica de hoje, o significado do batismo é expressa pelos patrocinadores do pressuposto de que a criança será batizada, quando tiver idade suficiente, vir a aceitar em seu próprio nome, os compromissos profundos que constituem a realidade de uma vida cristã.
Deste modo, o reino celestial de Deus está aberto para nós e do espírito criativo nos chama a um novo tipo de vida. As possibilidades desta nova existência estão contidas nas palavras do Pai: "Tu és o meu Filho amado", agora entendida como falou-nos também. Pois em nosso batismo nos tornamos filhos de Deus e, portanto, unir a Jesus na família de Deus.
Este fato tem duas conseqüências importantes. Primeiro de tudo, somos informados por Deus, que somos seus filhos amados e esta afirmação, ouviu toda a nossa vida, nos liberta da escravidão do medo, culpa e dúvida. Talvez a mais perfeita oração para os cristãos é, portanto, pedir a Deus para nos dizer o que precisamos ouvir. Sua resposta para cada um de nós vai ser: "Tu és meu filho amado." Não há palavras nesse mundo que precisamos ouvir mais do que essas palavras!

Seja simplesmente FELIZES

Nenhum comentário:

Postar um comentário