.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Não vim chamar os justos, mas os pecadores - Claretianos

Sábado, 18 de janeiro de 2014
1ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Arquelaide, Tecla e Susana (virgens, mártires), Atenógenes do Ponto (mártir), Deícola de Lure (abade), Faustina e Liberata (virgens), Leobardo de Tours (eremita), Liberata de Como (virgem), Moseus e Amônio (mártires), Paulo e 36 soldados cristãos (mártires), Prisca de Roma (virgem, mártir), Volusiano de Tours (bispo, mártir), Beatriz d'Este (virgem de Ferrara, bem-aventurada), Cristina Ciccarelli (virgem, eremita agostiniana, bem-aventurada).
Primeira leitura: 1 Samuel 9,1-4.17-19;10.1a
Eis o homem de quem te falei: este reinará sobre o meu povo.
Salmo responsorial: 20(21),2a-3.4-5;6-7
Alegra-se o rei com vosso poder
Evangelho: Marcos 2,13-17
Não vim chamar os justos, mas os pecadores
Um dos grandes perigos que se tem em toda experiência religiosa é marcar linhas imaginárias entre o santo e pecaminoso. E nesta ordem de ideias determinar que tais ou quais sujeitos são pecadores e que, portanto, o melhor é se afastar e manter distância real desses sujeitos. O Evangelho nos recordar, outra vez, que Jesus atuou com muita liberdade frente a essa maneira tão excludente da religião de seu tempo. Jesus não teve o mínimo problema de andar com pessoas de má fama.
Algumas vezes, como vimos ontem, Jesus foi censurado por perdoar pecados e devolver a dignidade à pessoas sumidas nas desgraças; hoje é criticado por se reunir com pessoas de má fama. Os atos que Jesus realiza de maneira deliberada não só explicam sua opção de vida e seu critério frente ás tragédias humanas, mas deixam claro que Deus ama sem medida os homens e mulheres, além do pecado ou da condição moral de cada um.
Os cristãos, em particular, e a Igreja em geral, tem um chamado claro e concreto a manifestar com atitudes, bem visíveis, a misericórdia de Deus. Como viver essa dimensão em nossa vida cristã?


Nenhum comentário:

Postar um comentário