.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O pecado contra o Espírito Santo - Helena Serpa

DIA 27 SEGUNDA -Mc 3,22-30
2 Samuel 5, 1-7.10 – “poder para enfrentar os desafios”

Quando Deus nos escolhe, Ele nos unge e dá poder para vencermos os maiores desafios. A certeza de que o Senhor nos escolheu para realizar uma missão é a maior garantia que temos para nos apossarmos da vitória. Foi isto que aconteceu com Davi que, com apenas trinta anos começou a reinar sobre Israel, e acontece também com cada um de nós, em qualquer idade que estejamos. O Senhor nos dá a UNÇÃO e não precisamos temer nem os “jebuseus” nem os “cegos” nem os “coxos” que tem de alguma forma queiram nos impedir de ir adiante. Quando nos chama o Senhor também nos concede a autoridade para fazer aliança com aquelas pessoas que se propõem a nos ajudar na tarefa que vamos desempenhar. Com esta aliança nós também cumprimos um voto de confiança mútua de acordo com a vontade suprema de Deus. Isto acontece em qualquer segmento da nossa vida, porém o lugar onde o Senhor mais quer que façamos uma aliança é dentro da nossa casa, na nossa família. Muitas vezes é lá o lugar mais difícil de entrar, por causa dos cegos e dos coxos que ainda convivem conosco. No entanto, o Deus todo poderoso está conosco, por isso, a vitória está garantida. Ele nos colocou lá para ser ponte, ser luz, confidentes, cúmplices e amigos. Não tenhamos medo de assumir, dentro da nossa casa a Missão de intercessor, de provedor, de psicólogo, médico, advogado e tudo quanto for preciso. – Você se considera chamado pelo Senhor para “governar” o seu povo? – Você se sente ungido (a) para realizar as “proezas” que o Senhor lhe propõe fazer dentro da sua casa? - Quem será para você como os “cegos”, “coxos” ou “jebuseus” da passagem da Escritura? – Você tem medo de enfrentá-los?

Salmo 88 – “Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele”

O salmista, que é o próprio Davi, confirma para nós a mensagem com a qual refletimos. O Senhor garante unção, proteção e amparo para aquele que Ele escolheu para ser rei. Ser rei significa ser real, viver concretamente a realidade para a qual se é convocado. Para isso, no entanto, nós precisamos do poder do alto, a fim de que possamos nos revestir da verdade e do amor de Deus, pois estas são as armas que usaremos na nossa empreitada.

Evangelho – Marcos 3, 22-30 – “o pecado contra o Espírito Santo”

Diante da rebeldia dos mestres da Lei Jesus dá um ensinamento prático, claro e concreto, que serve também para nós, hoje. “Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se” e acrescenta a mesma fórmula para a família. Esta constatação nós fazemos em cada circunstância em que vemos sociedades se desfazendo, famílias se desestruturando, irmãos em litígio por herança! Tudo caminha para o fracasso e nada é construído. Toda obra, porém, que é regida pelo Espírito Santo e orientada pela Palavra de Deus, tende a prosperar. O que acontece muitas vezes é que mesmo conhecendo o poder do Espírito Santo, mesmo sabendo que Ele é o doador dos dons e o próprio Deus que veio nos santificar e auxiliar, nós O desprezamos e deixamos de lado. Este é o pecado contra o Espírito Santo a que Jesus se refere: mesmo diante das evidências e das provas nós não queremos reconhecer o poder de Deus e, o pior, atribuímos a Ele o mal que nos acontece. Deus não pode fazer mal porque Ele É O BEM. Por isso é que para o pecado contra o Espírito Santo não há escapatória, a menos que se volte atrás e dê o seu ao seu dono. A Deus pertencem, o poder, a glória, o bem, o amor e tudo o que é de bom. O que é do demônio é o mal, a revolta, a mentira, a traição, a dissimulação, o desamor. Precisamos ter muito cuidado para não cairmos na tentação de pecar contra o Espírito Santo, atribuindo a Ele o mal que vem nos atingir ou ao demônio o bem que acontece conosco. O tempo da ignorância não conta mais, prossigamos dando a Deus o que é de Deus. – Você já soube de alguém que acha que o demônio pode fazer o bem e que está a serviço dele? – A quem você culpa quando as coisas não estão dando certo na sua vida? – Você reconhece que o Espírito Santo é o Defensor que Jesus nos mandou para lutar conosco pelas coisas boas? – Você tem costume de invocar o Espírito Santo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho
Outro
Evangelho Marcos 3, 22-30 – “unidos ao Espírito Santo seremos fortes”

Com muita sabedoria Jesus refutava o argumento  dos mestres da Lei que confundiam o povo alegando que Ele era movido por um espírito mau e que era por força do demônio que expulsava os demônios. Assim sendo, Ele os conscientizava mostrando que um reino que se volta contra si mesmo é um reino enfraquecido.    Com isso, Jesus também condenava aqueles que blasfemavam contra o Espírito Santo, pois quem assim o faz está praguejando contra o próprio Deus.  Refletindo sobre as palavras de Jesus nós podemos perceber que lutamos contra nós mesmos (as) quando negamos o poder do Espírito Santo e não reconhecemos Nele o motivador da nossa vida e das nossas ações. Se, tivermos consciência de que recebemos o Espírito Santo no nosso Batismo não o podemos rejeitar e não querer a sua manifestação em nós, pois assim, com certeza, estaremos fadados ao fracasso e a uma vida de trevas.   Com efeito, precisamos estar muito atentos para não dar ouvidos aos ensinamentos dos homens que negam o poder do Espírito Santo, ao que eles pregam, para que não se enfraqueça em nós a Sua manifestação. Seremos fortes e destemidos se deixarmos que a força do Espírito atue em todos os momentos da nossa vida. – Você acredita que o Espírito Santo tem poder na sua vida? – Você é uma pessoa que dá ouvidos a doutrinas de outras religiões? – Quem é o Espírito Santo para você? – E Jesus, quem é Ele para você?

Helena Serpa


Outro

Evangelho João 3, 22-30 – “à espera do noivo ”

João Batista reconhecia qual era a sua posição em relação a Jesus Cristo 
e não confundia os seus discípulos a fim de atrair elogios para a sua 
pessoa. Assim, ele dava exemplo do verdadeiro seguidor de Jesus e 
edificador do reino dos céus aqui na terra. Pelo contrário, sentia-se 
feliz em anunciar a pessoa de Jesus a quem chamava o noivo que veio ao 
mundo para desposar a noiva. O noivo é Jesus e a noiva é a Sua Igreja, 
formada por homens e mulheres comprometidos com o Seu projeto de Amor. 
No entanto, muitos ainda esperam por aquele que poderá fazê-los feliz, 
pois ainda não tiveram um verdadeiro encontro com o noivo. São João, 
contudo, se considerava amigo do noivo, isto é, amigo de Jesus, pois, 
sua alma já havia sido desposada por Ele. Da mesma forma nós, que já 
acolhemos a Jesus como esposo da nossa alma, nos tornamos também seus 
amigos (as) e, aqui na terra, temos a missão de dar testemunho da Sua 
glória para atrair a Si todas as pessoas que ainda não encontraram o 
sentido da vida. Jesus é o noivo que vem do céu para nos desposar e nós 
podemos nos relacionar com Ele na Palavra, na Eucaristia, na oração, na 
contemplação, na Adoração ao Seu Corpo Sagrado. É necessário, portanto, 
que Jesus cresça e que nos conservemos pequeninos (as) e necessitados 
(as) do Seu amor de esposo, pois somente assim seremos saciados (as) e 
felizes. – Você já se sente desposado (a) por Jesus? – Você tem pregado 
em nome de Jesus? - Você tem tentado aparecer mais do que Ele? – Você 
gosta de atrair elogios para o seu trabalho no reino? – Você se sente 
enciumado (a) quando alguém aparece mais do que você?
Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário