.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O semeador saiu a semear. Padre Queiroz

DIA 29 QUARTA  -Mc 4,1-20

O semeador saiu a semear.

Este Evangelho nos traz a parábola do semeador, explicada depois por Jesus, e também o motivo por que ele usava parábolas.
Esta parábola explica por que agora, dois mil e nove anos após a vinda de Jesus, o mundo ainda está tão distante do seu Evangelho: guerras, violências, drogas, abortos, famílias desestruturadas... Isso apesar de a Bíblia ser o livro mais editado do mundo, e nos últimos tempos ser lida e explicada em milhares de meios de comunicação.
O semeador é Deus, a semente é a Palavra de Deus e o terreno é o nosso coração. Muitos não a levam a sério. “Entra por um ouvido e sai pelo outro”. É a terra de beira de estrada, onde satanás logo a vê e a retira de nós.
Outros começam a seguir, mas não perseveram. É o terreno das pedras, onde a semente nasce, mas não chega a produzir fruto. Nós comemos o alimento pela boca, engolimos, ele cai no estômago e lá é digerido. Com a Palavra de Deus acontece algo parecido: nós a ouvimos ou lemos, ela vai para o nosso coração onde a acolhemos com amor, vai depois para a inteligência, onde a transformamos em alimento espiritual para nós e em seguida sai pelas nossas mãos, pés, palavras e ações
Há os que ouvem a Palavra de Deus, mas não querem deixar sua vida errada. É a semente crescendo no meio de espinhos. Ela pode até produzir frutos, mas de tão baixa qualidade que nem compensa colher. Eu creio que aqui Jesus nos pega a todos.
Mas Jesus não é pessimista. Há muitos cristãos bem intencionados que ouvem a Palavra de Deus com boa vontade e com desejo de vivê-la. Esses produzem frutos, embora em quantidade e qualidade diferentes, de acordo com o empenho de cada um. Fica claro que a Palavra de Deus que chega a todos nós é a mesma e tem a mesma força transformadora. O que faz a diferença é a forma como a ouvimos.
Façamos uma pergunta a nós mesmos, e respondamos com toda sinceridade: Que tipo de terreno sou eu?
Havia, certa vez, um rapaz que era muito tímido. Um dia, ele estava passando numa rua e viu uma garota muito bonita, que trabalhava numa loja de discos. Ficou encantado e entrou na loja. Ela lhe deu um sorriso e perguntou se podia servi-lo. A emoção dele foi tão forte que não conseguiu dizer uma palavra. Apenas pegou o primeiro CD que viu na frente, deu a ela e disse: “Esse aqui”.
Ela pegou o CD, foi lá dentro, fez um embrulho muito bonito e lhe deu. Ele saiu, mas sua vontade era ficar ali admirando aquela figura encantadora.
Daquele dia em diante, freqüentemente ele ia à loja e comprava um CD. A mocinha, cada vez mais linda, sorridente e gentil.
Chegando a sua casa, ele nem desembrulhava os discos, pois ainda não tinha o aparelho para tocar. Simplesmente os jogava na gaveta do seu guarda-roupa.
Um dia ele encheu-se de coragem e, enquanto ela embrulhava o CD lá dentro, deixou sobre o balcão um papelzinho com o seu nome e telefone.
No dia seguinte de manhã o telefone tocou. A mãe dele foi atender, era a moça. A mãe lhe disse desconsolada: “Querida, meu filho sempre falava em você. Estava apaixonado por você. Mas eu tenho uma notícia triste: ele faleceu esta noite, de acidente!”
A menina foi à casa. A mãe foi ver o guarda-roupa dele e achou os discos ainda embrulhados. Desembrulhou-os e encontrou neles vários bilhetes dela, tipo assim: “Você é muito simpático. Não quer me convidar para sairmos?”
A Bíblia Sagrada é mais que bilhete, é uma carta de amor de Deus a nós. Não vamos deixá-la fechada na estante de livros, pois o tempo passa rápido e pode acontecer de não ficarmos sabendo o que Deus escreveu para nós!
Maria Santíssima produziu cem por um. Foi sua prima Isabel que disse isso, quando a recebeu em sua casa: “Feliz de você que acreditou, porque tudo o que o Senhor lhe disse será cumprido”. Que ela, Santa Isabel e todos os santos nos ajudem!
O semeador saiu a semear.

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário