.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 26 de janeiro de 2014

“QUEM É MINHA MÃE E QUEM SÃO MEUS IRMÃOS?”-Olivia Coutinho



Dia 28 de Janeiro de  2014


Evangelho Mc 3,31-35

 
A humildade deve ser o nosso primeiro passo em direção a Jesus! Nisto, nós temos Maria como Mestra, mesmo sendo a escolhida para gerar  o filho de Deus,  Maria  sempre  se postou humilde diante de Jesus, nunca reivindicou  privilégios, pelo contrário, se colocou como discípula, uma fiel seguidora do Filho! Se pautarmos a nossa vida  no exemplo desta grande mulher, não teremos dificuldades em fazer da nossa vida uma oferta de amor e de gratuidade!
Maria abriu mão de todos os  seus projetos pessoais,  para viver o projeto de Deus, ela  sempre compreendeu, de que mesmo tendo nascido de suas entranhas, Jesus não lhe pertencia, por isto, ela nunca quis retê-Lo para si.
Com o seu testemunho, Maria nos ensina a colocarmos o projeto de Deus como prioridade em nossa vida, a sermos  inteiros no amor, a não reter Jesus só para nós, a levá-Lo ao outro com o nosso testemunho  de fidelidade às suas propostas.
 Podemos perceber claramente  a significante participação de Maria na história da salvação começando com o seu “sim” ao projeto de Deus. Vemos  com evidencia, a sua participação  no milagre realizado por Jesus nas Bodas de Cana: (Jo,2). Maria  estava lá, e logo que  percebeu a falta de vinho, intercedeu a Jesus  em favor dos donos da festa. Confiante no poder do Filho, ela disse aos empregados: “fazei tudo o que Ele vos disser"! O que vem mais uma vez comprovar a sua  importância no desenrolar de  toda história!
Maria, como mãe amorosa, que  quer o bem de todos,  está sempre  nos apontando Jesus, nos pedindo para que façamos  tudo que Ele disser!  
A nossa procura por Jesus, deve ser sempre na condição de discípulo, de quem quer ouvi-Lo,  para aprender  com o Mestre de todos os Mestres.
É importante que tenhamos o cuidado de não ver Jesus como qualquer um de nós, se assim fizemos, corremos o risco de analisar os seus ensinamentos de acordo com a  lógica humana. Quem de nós, seria capaz de colocar o amor aos amigos no mesmo patamar do amor que temos pelos  nossos filhos e pelos nossos  pais? Somente Jesus fez isto, aí, está  a grande diferença entre Jesus e nós!  O amor de Jesus, é um amor igualitário para com todos, independente de laços sanguíneos.  
Jesus era humano e Divino, mas em toda situação que exigia Dele uma tomada de posição, era sempre o seu lado Divino que prevalecia.  Podemos ver isso claramente no evangelho de hoje, quando ao ser informado, que sua mãe e seus irmãos queriam falar com Ele, Jesus  não interrompeu a sua missão divina, para atender o seu  lado humano, deixando evidenciar que o seu compromisso com o Pai, era maior que tudo, até mesmos  do que os  laços familiares. E  Maria, sua  Mãe, compreendia tudo.
Para muitos,  a atitude de Jesus, descrita neste evangelho,  pode soar como um desprezo Dele para com a sua família, mas na realidade, o que Jesus quis dizer com esta sua postura,  foi algo muito profundo: Jesus, quis ampliar a sua família, o que certamente, alegrou sua mãe, que assim como o Filho, era  também  obediente ao Pai. Maria compreendia todas as atitudes do Filho, sabia que Ele tinha vindo ao mundo  para  realizar a vontade do Pai!
"Todo aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe"! Com essas palavras, Jesus não desconsiderou sua Mãe, pelo contrário, a elevou, pois ninguém mais do que  Maria, cumpria a vontade do Pai. Ela colocou-se totalmente  a disposição Dele, desde o anuncio de que ela seria a mãe do Jesus!  "Eis aqui a serva do Senhor, faça em mim, segundo a Sua vontade"!
Sempre que deparamos com este evangelho, ficamos centrados na referencia que Jesus  faz de quem é sua família, com isso, não meditamos a mensagem principal do evangelho, que é o  convite a fazermos  a vontade do Pai!
Quem for batizado e fazer a vontade do Pai, fará parte da família de Jesus!
Para não termos nenhuma dúvida sobre a atenção e o carinho que  Jesus tinha  para com sua Mãe, basta  lembrarmos da sua  preocupação  com Ela, no momento derradeiro a sua morte, quando na cruz, Ele a  entrega aos cuidados do  apóstolo João.
Fazer a vontade do Pai é o único requisito que Jesus nos apresenta para fazermos parte da Sua família!
 
 FIQUE NA PAZ DE JESUS – Olívia

3 comentários:

  1. Prezada Olivia, seu comentário mostra com muita clareza o que a palavra quer nos mostrar neste momento. Parabéns. Elizier Colodetti - Araçatuba

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,Olívia!Também quero te dar os parabéns e louvar a Deus por revelar,através de ti,essa sabedoria e essa reflexão por essa "ótica mariana",digamos assim.
    "Sempre que deparamos com este evangelho, ficamos centrados na referencia que Jesus faz de quem é sua família, com isso, não meditamos a mensagem principal do evangelho, que é o convite a fazermos a vontade do Pai!" Muitas vezes as pessoas se detém em discutir se Jesus tinha ou não irmãos,etc... e esquecem do cerne deste Evangelho.
    Deus te abençoe!Que a Mãe Santíssima te proteja!
    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. O importante não é nos gabarmos que conhecemos jesus, mais por em pratica seus ensinamentos ai sim iremos fazer parte da familia de Deus

    ResponderExcluir