.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A palavra criança está relacionada com Criação - Diac. José da Cruz


SÁBADO DA 7ª SEMANA DOTC 01/03/2014
1ª Leitura Tiago 5,13-20
Salmo 140(141), 2 a “Que minha oração suba até vós como a fumaça do incenso”
Evangelho Marcos 10, 13-16

A palavra  criança está relacionada com Criação, aquela que está sendo criada, não sabe tomar decisões, nem discernir sobre o bem e o mal, e que por tudo isso, depende totalmente  dos adultos. No tempo de Jesus ,mulheres e crianças não era consideradas, dependiam totalmente dos homens. Nas comunidades cristãs de Marcos, muito tempo depois da morte de Jesus,  ainda era assim.  Crianças estorvavam as celebrações. Nos dias de hoje, de maneira equivocada em certas comunidades, se fazem atividades paralelas com as crianças durante a celebração, para que os adultos tenham sossego para participarem da missa. E não faltam certos padres ou outros celebrantes, que ficam carrancudos quando há crianças correndo pelos corredores na hora da celebração. Evidentemente não se tire dos pais a responsabilidade de educar seus filhos na Fé e neste processo educativo está também o comportamento em uma celebração.  Entretanto, ainda temos discípulos que querem tirar de circulação às crianças de nossas comunidades.
Mas  o Evangelho não está preocupado com  o comportamento das nossas crianças em uma celebração,  os discípulos nem imaginavam que um dia teríamos esse problema em nossas comunidades, a questão é outra e bem mais profunda. Os Fariseus e outros grupos religiosos,na maioria das vezes se  aproximavam de Jesus sempre com segundas intenções, pois julgavam-se digno das  promessas Divinas, por serem seguidores da Lei de Moisés. Dificilmente deixavam-se “tocar” por Jesus, pela sua palavra, seus ensinamentos que manifestavam o seu autêntico messianismo.
As crianças, ao contrário, abriam-se e entregavam-se por completo a bondade Divina manifestada em Jesus, não tinham outra intenção senão a de serem tocadas por ele. Vem daí a exortação de Jesus, de que é necessário fazer-se criança para entrar no Reino de Deus.
Certamente que as nossas comunidades encontrarão uma solução para o problema das crianças em nossas celebrações, porém, precisamos estar atentos ao fato de que, senos julgarmos justificados,como os Fariseus, nunca teremos a confiança,a pureza das crianças, para sermos tocados pela Graça que Jesus nos oferece.



Nenhum comentário:

Postar um comentário