.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

E todos quantos o tocavam ficavam curados - Claretianos

Segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Santa Escolástica, Virgem (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia:Austreberta de Pavilly (abadessa), Baldegundes (abadessa de Sainte-Croix, Poitiers), Desiderato de Clermont (bispo), Erlufo de Werden (bispo, mártir), Guilherme de Maleval (eremita), Protádio de Besançon (bispo), Sálvio de Albelda (abade), Silvano de Terracina (bispo), Sotéria de Roma (virgem, mártir), Zótico, Irineu, Jacinto, Amâncio e Companheiros (um grupo de dez soldados, mártires de Roma).
Primeira leitura: 1 Reis 8,1-7.9-13
Conduziram a arca da aliança ao Santo dos Santos
Salmo responsorial: 131(132),6-7.8-10 (R.8a)
Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso
Evangelho: Marcos 6,53-56
E todos quantos o tocavam ficavam curados
Depois do episódio da multiplicação dos pães e da travessia do lago, Jesus chega a Genesaré. Estando em terra, pessoas de todas as partes chegam trazendo enfermos. Percebe-se um contraste na atitude dos discípulos e da multidão. Os discípulos pedem que Jesus despache as pessoas para que comprem comida.
Segundo Marcos, as pessoas vem de todas as partes não em busca do alimento (pensando em si mesmos), mas pensando nos outros uma vez que trazem doentes, expressão de solidariedade, entendendo que Jesus é o Messias. Pedem para que toquem ao menos a borda de seu manto. Isso parece bastar para alcançar a cura.
Quanta fé se reflete nessa multidão que almeja ser curada? O contraste é claro: a multidão que não faz parte do grupo intimo de Jesus já compreende o que seus mais próximos amigos ainda não entenderam. As pessoas entendem que a doença é assunto da comunidade, por isso se comprometem além das fronteiras do judaísmo normativo que marginalizava o enfermo com o pretexto da impureza ritual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário