.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Eram como ovelhas sem pastor - Claretianos

Sábado, 8 de fevereiro de 2014
4ª Semana do Tempo Comum
São Jerônimo Emiliani, presbítero (Memória facultativa)
Santa Josefina Bakhita, virgem (Memória facultativa)
Outros Santos do Dia: Dionísio, Emiliano e Sebastião (monges mártires da Armênia), Elgiva (abadessa, virgem), Estêvão Cuénot (bispo, mártir), Estêvão de Grandmont (abade), Honorato de Milão (bispo), Jacoba de Settesoli (franciscana terciária),João Carlos Cornay (mártir de Tonkin), João da Mata (presbítero, fundador da Ordem dos Trinitários), Juvêncio de Pavia (bispo), Niceto de Besançon (bispo), Paulo, Lúcio e Ciríaco (mártires de Roma), Paulo de Verdun (monge, bispo), Pedro Igneus (bispo, cardeal), Quinta da Alexandria (virgem, mártir).
Primeira leitura: 1 Reis 3,4-13
Dá ao teu servo, um coração compreensivo
Salmo responsorial: 118(119), 9.10.11.12.13.14 (R.12b)
Ó Senhor, ensinai-me os vossos mandamentos
Evangelho: Marcos 6,30-34
Eram como ovelhas sem pastor
Depois da morte de João, esse texto é a antessala do banquete da vida proposto por Jesus no episódio da multiplicação dos pães. Jesus forma seus líderes: primeiro por meio de um diálogo. Segundo, os convida a descansar e a fazer uma revisão. Terceiro, da-se conta que o temo para o alimento dos discípulos é importante.
Jesus os ama e cuida das necessidades básicas dos seus. Convidar ao descanso é ter consciência de que o trabalho na missa era árduo. Deveriam pregar, expulsar demônios e curar enfermos, por isso não teriam tempo nem para comer. O texto aponta aspectos que têm a ver com uma pedagogia integral e integradora do corpo e da vida.
Ao perceber que Jesus fora ao outro lado do lago, o povo se adiantou e correu para alcança-lo. Por que seguem Jesus? O que os atraia? Ao desembarcar, Jesus sente pena da multidão, que é como ovelha sem pastor. Começa a ensinar muitas coisas como um pastor que cuida e da a vida pelas ovelhas.
Somos nós como pastores para o povo que precisa de Deus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário