.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Menina, levanta-te - Claretianos

Terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
4ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:André Corsini (bispo), Aquilino, Geminiano, Gelásio, Magno e Donato (mártires de Fossombrone), Aventino de Chartres (bispo), Aventino de Troyes (eremita), Catarina de Ricci (virgem), Eutíquio de Roma (mártir), Filéas (bispo), Filoromo e Companheiros (mártires), Gilberto de Limerick (bispo), Isidoro de Pelusium (abade), Joana de Valois (rainha, viúva, fundadora), João de Britto (jesuíta, mártir na Índia), José de Leonissa (capuchinho), Nicolau Estudita (abade), Nitardo de Corbie (monge, mártir), Obício de Brescia (monge), Remberto de Bremen (bispo), Teófilo, o Penitente, Vicente de Troyes (bispo), Vulgis de Lobbes (monge, bispo).
Primeira leitura: II Samuel 18,9-10.14b.24-25a.30-19,3
Meu filho Absalão! Por que não morri eu em teu lugar?
Salmo responsorial: 85(86),1-2.3-4.5-6 (R.1a)
Inclinai vosso ouvido, ó Senhor, e respondei-me
Evangelho: Marcos 5,21-43
Menina, levanta-te
O primeiro milagre é de uma mulher tida como impura devido a uma hemorragia que tinha fazia 12 anos. O segundo é a ressurreição de uma menina de 12 anos que acabara de morrer. Naquela época, quem tocasse sangue ou um cadáver era tido como impuro. Nestas condições, as mulheres eram marginalizadas pela sociedade.
O ponto de partida dos dois milagres é o pedido de um dos chefes da sinagoga em prol de sua filha que estava morrendo. Uma mulher gastou uma fortuna com médicos, mas usa situação não melhora. Ao escutar sobre Jesus, vê uma esperança: “apenas tocando seu manto já seria curada. Apesar da proibição da época, a mulher, valentemente confessa que tocou no Mestre, consciente de tê-lo contaminado.
Na mentalidade excludente, havia condenação. Na mente de Jesus havia amor, fraternidade e misericórdia. A mulher foi curada por sua fé. Uma menina de 12 anos, filha de um dos chefes da sinagoga estava morta, mas é ressuscitada. “Levante!” Duas mulheres, de duas gerações, encontram em Jesus uma opção de vida. Os milagres que esperamos são opções de vida?


Nenhum comentário:

Postar um comentário