.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

“NÃO VIM PARA ABOLIR A LEI MAS PARA DAR-LHES PLENO CUMPRIMENTO.” Olívia Coutinho

 
VI DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
DIA 16 De Fevereiro de 2014
 
Evangelho de  Mt 5,17-37
 
O  ponto determinante de todos os  ensinamentos de Jesus,  é o amor!  Jesus era movido pelo o amor, por onde Ele passava  exalava amor, todas  as suas ações se  convergiam  para o bem maior: a vida!
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus  sem a vivencia do amor, e o  que  Jesus nos pede, é que amemos uns aos outros com o mesmo amor que Deus  infundiu em nossos corações, um amor que só irá  aflorar, se  pautarmos a nossa vida no exemplo de Jesus.
O amor, quando vivido na prática, gera vida, nos une como irmãos, nos torna testemunhas vivas  do amor de Deus no mundo, nos possibilita  viver  a nossa humanidade de forma  divina!
No evangelho de hoje, Jesus nos ensina  o caminho que devemos percorrer, se quisermos de fato, permanecer Nele e Ele em nós,  que é  o caminho do amor.
O texto nos alerta sobre o perigo de nos deixar contaminar pela mentalidade farisaica, ainda presente nos dias de hoje, até mesmo dentro de instituições  religiosas.
O legalismo  é um instrumento de alienação e opressão, que tem como maior objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto o povo está voltado para o  cumprimento de tantas leis, normas,  os que detêm o   poder sentem-se  livres para praticarem seus atos contrários ao projeto de Deus, um projeto que tem como prioridade a vida em toda sua dimensão. As leis de organização social e religiosas só têm validade se forem elaboradas em favor da vida.  E Jesus veio para implantar a justiça, libertar e fazer desabrochar a vida! Em todos os seus ensinamentos Ele sempre  deixou claro que a vida  deve estar  acima de toda e qualquer  lei!
 Jesus diz: “Se a vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei  e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.” Ao contrário do que muitos daquela época pesavam, Jesus não veio abolir as leis, Ele veio aprimorá-las. A sua interpretação dos mandamentos, torna explícita a intenção de Deus, que quis não somente deixar mandamentos, como também, nos oferecer diretrizes precisas e importantes para a nossa caminhada de santidade.  
No pensamento está a raiz de todo pecado, e Jesus  vem nos ensinar como cortar este mal pela raiz. 
O antigo Testamento diz:  “não matarás”, Jesus diz: "amem-se uns aos outros." O amor  é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois, quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, perdoa, respeita o que é do outro, enfim, faz a vontade de Deus.
“Amem-se uns aos outros” Jesus nos deixa este  mandamento novo, no sentido de destacar  a importância do amor na vida de cada um de nós,  o que não se trata de uma recomendação e muito  menos de uma lei imposta por Ele, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele.  Este  mandamento novo, supera todos os outros  mandamentos, ou seja, quem ama, pratica a justiça, portanto, cumpre os demais mandamentos. O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, não entra em decadência.
O reino de Deus não se espalha através de cumprimento de normas, de rituais e nem por meio de  propagandas, o Reino de Deus  se espalha pelo contagio do amor, pois amor é “contagioso”, pega de um para o outro!
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor!
Onde não há amor, não há vida cristã.
O nosso amor pelo outro, deve ser um amor que responda ao amor de Deus em nós!
Se somos filhos do amor, amor devemos ser!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS!! – Olívia 

6 comentários:

  1. linda reflexão, aproveito-as muito. Coloco algumas frases no face. Posso? Rita

    ResponderExcluir
  2. É claro que sim, Rita! É Motivo de muita alegria para mim! Muito obrigada! - Olívia Coutinho

    ResponderExcluir
  3. Bela reflexão, Deus lhe abençoe. postei alguns trechos no facebook com os devidos creditos

    ResponderExcluir
  4. Auracy chaves souza Alves16 de fevereiro de 2014 às 11:32

    amo as reflexões feitas por você e procuro coloca-las em prática.

    ResponderExcluir