.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

O CAMINHO DO PROFETA É MARCADO PELA CRUZ! - Olívia Coutinho


Dia 05 de Fevereiro de 2014

Evangelho de Mc 6-1-6

O caminho do profeta é sempre marcado pela perseguição, pela rejeição e até mesmo pela incompreensão das pessoas  que fazem parte do seu convívio.
Jesus, o profeta Maior de todos os tempos, passou por esta experiência, além de rejeitado pelas autoridades políticas e religiosas, foi também rejeitado pelos seus conterrâneos.
 O  evangelho que a liturgia de  hoje coloca diante de nós, nos trás uma amostra  dos desafios enfrentados pelos profetas de ontem e que os profetas de hoje continuam enfrentando.
No caminho do profeta,  a cruz é inevitável, são muitos os que tentam calar a sua voz, o que não conseguem,  pois nem a morte  consegue calar a voz do profeta, pois é justamente depois da sua morte, que a voz  do profeta passa a ressoar com mais força ainda no coração do povo.
O texto nos fala  do retorno de Jesus a sua cidade de origem, quando Ele experimenta no corpo e na alma a dor da rejeição, uma dor que certamente doeu mais forte ainda, por partir dos seus próprios conterrâneos, àqueles que deveriam ser os primeiros a acolhê-Lo. 
A admiração pelas palavras de Jesus, que a princípio agradou o povo, cai por terra, quando a identidade do Messias, anunciado pelos profetas do antigo testamento, é revelada na pessoa de Jesus. Aqueles  que esperavam por um Messias extraordinário, milagreiro, que realizasse as suas vontades, não quiseram aceitar um Messias de origem simples, que tinha o olhar voltado para os pequenos, os pobres, os marginalizados, os oprimidos. Julgando conhecer Jesus pela sua condição social, eles se recusam a aprofundar no mistério de Deus, ficaram somente no superficial, o mais importante estava longe de ser percebido por eles, isto é: o Rosto humano do Pai, se revelando no filho de um carpinteiro!
Os compatriotas de Jesus tiveram nas mãos, a chave da felicidade, mas não se deram conta desta preciosidade, por isto desperdiçaram a graça de Deus. Ali, Jesus não pode realizar muitos  milagres, não por retaliação, mas pela falta de fé daquele povo.
Será que nós também, não temos atitudes semelhantes as atitudes dos conterrâneos de Jesus? Será que estamos aceitando o recado de Deus, que chega até a nós por meio das pessoas simples?
Dificilmente reconhecemos  a sabedoria presente nas pessoas simples, temos uma forte tendência de  acreditar somente nas palavras retóricas das pessoas de alto "nível intelectual", com isso, deixamos escapar as mensagens que Deus quer nos passar, através dos pequenos, dos simples.
É importante lembrarmos, que Jesus, o Mestre de todos os mestres, o profeta Maior de todos os tempos, serviu-se de meios humanos bem simples para anunciar o reino de Deus!
Ainda hoje, a  humanidade  continua dividida, há os que acolhe a voz do profeta e se dispõe a mudar de vida, outros que ignoram a sua fala, preferindo continuar escravos do pecado.
A rejeição à Jesus,  não interrompeu o anúncio do Reino que continua através dos incansáveis profetas de hoje, homens e mulheres que se embrenham pelo caminho da cruz, dispostos a dar a vida se preciso for, pela causa do Reino.

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia


3 comentários:

  1. Que Deus continue nos abençoando por meio deste blog de evangelização. Obrigado, Senhor Jesus Cristo, Nosso Redentor!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Olivia Coutinho, seus comentarios são muito bons.

    ResponderExcluir