.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior. Padre Queiroz

DIA 12 QUARTA - Evangelho - Mc 7,14-23

O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.
Neste Evangelho, Jesus suprime todas as leis judaicas sobre pureza e impureza, introduzindo outro sentido para essas palavras.
O que vem de fora não torna o homem pecador, e sim o que sai do coração, isto é, da consciência humana, que cria os projetos e dá uma direção aos atos humanos. Jesus anuncia uma nova forma de moralidade, onde os homens podem relacionar-se entre si na liberdade, uma liberdade responsável, que parte da consciência bem formada.
A intenção de Moisés, ao promulgar a lei sobre a pureza e impureza (Lv 11) era proteger a saúde de um povo bárbaro e sem cultura. Mas a interpretação errada dessa lei deu fundamento a uma sociedade injusta, baseada em tabus que criavam e solidificavam diferenças entre as pessoas, gerando privilegiados e marginalizados, opressores e oprimidos.
É bom lembrar que os livros da Bíblia foram escritos em épocas diferentes, durante um período de muitos séculos. E Deus se apresenta como o grande pedagogo do seu povo. Na medida em que o povo assimilava uma lei, ele dava outra mais forte e profunda.
Por exemplo, Abraão podia ter muitas mulheres, e Moisés permitiu dar carta de divórcio à esposa. Já Malaquias, o último profeta do Antigo Testamento, diz: “O Senhor é vigia entre ti e a mulher da tua juventude, a quem traíste. É ela a tua companheira, a esposa com a qual tens compromisso. O Senhor não fez dos dois uma unidade de carne e espírito? E para que essa unidade? Para conseguir uma descendência que seja de Deus” (Ml 2,14-15).
Veja a diferença entre um livro e outro! Por isso que, sem a ajuda da Igreja, não podemos entender a Bíblia de forma correta.
Nada do que Deus criou é impuro. Por isso ele não se ofende de comermos carne de porco ou qualquer outro alimento, ou de tocarmos em doentes ou objetos manchados de sangue. O pecado está no que sai do coração. E ele exemplifica: “Más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo”.
Certa vez, um senhor foi conversar com o padre, dizendo que estava com crise de fé. Os dois foram conversar numa sala, cuja janela era de vidros transparentes, mas estes estavam embaçados, devido ao frio que fazia lá fora.
A certa altura, o padre pediu ao homem: “Por favor, vá até a janela e olhe para fora”. Ele. O padre perguntou: “O que você está vendo?” “Estou vendo pessoas passando na rua” – disse ele – “mas vejo mal, nem dá para distinguir direito, porque os vidros estão embaçados”.
Então o padre foi lá, abriu a janela e perguntou: “E agora”. O senhor respondeu: “Agora vejo nitidamente as pessoas, as casas e até as flores no canteiro central”.
Concluindo, o padre: “Uma vida cristã medíocre embaça os olhos e a pessoa começa a ter dúvidas de fé”. Melhore a sua fidelidade a Deus, que as dúvidas de fé desaparecerão. “A lâmpada do corpo é o olho; se teu olho for transparente, ficarás todo cheio de luz. Mas se teu olho for ruim, ficarás todo em trevas” (Mt 6,22-23).
O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior. 

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário