.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O que torna impuro o homem é o que sai de seu interior - Claretianos

Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
5ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Antonio Kauleas (bispo, Patriarca de Constantinopla), Bento Revelli (monge, bispo de Albenga), Damião (mártir de Alexandria), Etelvaldo de Lindisfarne (monge, bispo), Eulália de Barcelona (virgem, mártir), Gaudêncio de Verona (bispo), Goscelino de Turim (abade), Melécio de Antioquia (bispo), Modesto (diácono, mártir), Modesto e Amônio (mártires de Alexandria), Modesto e Juliano (o primeiro, mártir de Cartago; o segundo, de Alexandria), Umbelina (abadessa, irmã de São Bernardo).
Primeira leitura: 1 Reis 10,1-10
Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste
Salmo responsorial: 36(37),5-6.30-31.39-40 (R. 30a)
O justo tem nos lábios o que é sábio
Evangelho: Marcos 7,14-23
O que torna impuro o homem é o que sai de seu interior
Jesus inverte a lei. O impuro não vem mais de fora para dentro, como ensinavam os mestres da lei, mas de dentro para fora. Portanto, a pergunta não é se tal alimento ou bebida é pura ou impura, mas se o que sai de dentro do coração é puro. Jesus coloca o puro e o impuro em outro nível, no nível do comportamento ético. Rompe-se com as barreiras que impediam os pobres de chegar à Deus.
Os sacerdotes do Segundo Templo impuseram sacrifícios de purificação do pecado. Por exemplo, após o parto ou a cura de alguma hemorragia, as mulheres deveria oferecer oferendas para recuperar sua pureza. Uma parte dessas oferendas era para o próprio sacerdote.
No tempo de Jesus, comer com publicanos ou tocar um leproso, ou ainda tocar uma mulher com fluxo de sangue, comer sem lavar as mãos, enfim, tudo isso tornava uma pessoa impura. Com Jesus, isso tudo é transformado. Por meio da fé em Jesus é possível alcançar a pureza e chegar a Deus.


Um comentário:

  1. Comentário riquíssimo! linguagem fácil que nos auxilia muito no intendimento
    Louvado seja nosso senhor jesus Cristo.

    ResponderExcluir