.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

O SAL DA TERRA - JOSÉ SALVIANO


5º DOMINGO TEMPO COMUM

Ano A
Dia 09 de fevereiro de 2014
Você também é sal da terra e luz do mundo!

Evangelho - Mt 5,13-16

            Prezados irmãos, prezadas irmãs.  Neste Evangelho, Jesus nos compara com o tempero que se coloca na comida, ou seja, o sal. Todos sabemos, que uma comida totalmente sem sal, não tem gosto de nada. Um churrasco então, nem se fala!  O sal levou a fama de ser o vilão da pressão alta, mas na verdade, o que mais faz a nossa pressão subir é a obstrução das veias e artérias, causada principalmente pelo queijo amarelo, e demais comidas gordurosas, além da vida sedentária.  E em vez de comer berinjela para queimar o colesterol e desobstruir as veias, que é uma opção barata, os cardíacos tomam medicamentos vasodilatadores que causam efeitos colaterais como a tontura e desequilíbrio do corpo.
            Mas por que Jesus nos compara com o sal da Terra?  É que nós, cristãos embebidos da graça de Deus pela eucaristia, vamos salgar a convivência humana, ou seja, vamos dar um melhor sabor na conversa, e em todo relacionamento por onde andamos.  Neste mundo cheio de malícia, de maldade, de desconfiança, de falsidade, o cristão é aquele que carrega consigo a presença de Cristo por onde passa.  Em outras palavras, o cristão é fonte de bom exemplo, de verdade e vida, onde quer que esteja. Mas para isso precisamos estar na amizade com Deus.
            Vós sois o sal da terra, porém se este sal estiver estragado, não servirá para mais nada a não ser para se jogar fora e ser  pisado pelos homens.  O que estraga o poder que temos de salgar o mundo, é exatamente o pecado. O pecado nos tira o sabor, nos desfalece, nos enfraquece e tira totalmente a nossa alegria de viver. Assim, não temos mais  a qualidade de antes, de transformar o convívio social por onde andamos ou passamos. 
            Jesus disse que somos a luz do mundo.  Na verdade, a nossa luz é fraca, para não dizer, nula. O que acontece, é que uma vez que estamos em estado de graça, vamos refletir a luz divina no mundo.
            E da mesma forma que não se coloca uma luz embaixo  da mesa, mas sim no alto para que ela ilumine todo o ambiente, a nossa luz não deve ficar oculta, mas sim, deve ser vista por todos.   Jesus não está nos autorizando a fazer as coisas com o objetivo de aparecer.  Veja que Ele disse:  "...para que vejam as vossas boas obras  e louvem o vosso Pai que está nos céus.  Isso equivale a dizer, que por meio das nossas obras, acontecerá a conversão das pessoas que cruzam o nosso caminho.
            Em outra oportunidade, Jesus disse que a fé sem obras é uma fé morta.  Sabemos que nem todos têm o dom da palavra para catequizar. Mas todos podem e devem dar bons exemplos, praticar boas obras principalmente de caridade, para modificar o ambiente  em que freqüenta.
            No tempo em que eu fazia catequese escolar, muitas vezes estando na sala dos professores, alguns deles por vezes diziam  palavrões. E logo de imediato, eram repreendidos por outros professores, por causa da minha presença no recinto. Confesso que ficava meio embaraçado, e houve vezes em que eu os liberei para serem eles mesmos, pois afinal, eu não era um santo, nem mesmo um sacerdote, como talvez estivessem me considerando.
            Caríssimos. O certo é que a coisa funciona. Ou seja, as nossas boas obras, o nosso correto comportamento na sociedade, surte efeito positivo-modificador diante das pessoas. O exemplo fala muito mais alto do que mil palavras ditas da boca para fora.  E mesmo aqueles e aquelas que catequizam através da palavra, todos esperam deles o seu bom exemplo. Nada mais decepcionante do que o mau exemplo de um cristão que depois de fazer uma palestra, uma homilia, atende mal, com grosserias, com falta de caridade, a uma pessoa que muito espera da sua conduta. Pois afinal, ele acabou de pronunciar palavras tão ricas de verdade, explicou tão bem o Evangelho, e depois, em seguida, ou mesmo outro dia, não viveu na prática aquilo que saiu da sua própria boca.
            Prezado irmão, prezada irmã. Seja um cristão de palavra e de atos, principalmente em sua casa.  Aliás, na nossa casa, principalmente com os adolescentes, só podemos evangelizar mesmo com o testemunho.  Pois somos santos de casa, e na idade da rebeldia, os jovens não aceitam sermões, e se acham. Eles estão convencidos que são o máximo, que os adultos e principalmente os velhos são todos ultrapassados, e eles é que são da hora. Eles é que estão totalmente certos.   Mas não fiquemos tristes, nem desanimemos. Rezemos por eles diariamente, e os entreguemos a Deus. Continuemos com o nosso exemplo, e com o nosso testemunho. Vamos à missa, rezamos na frente deles, não dizemos palavrões, façamos as nossas leituras, ouvimos as nossa músicas do Padre Marcelo Rossi, enfim. Façamos a nossa parte. E um dia, com certeza, após passar a idade da turbulência, quando a poeira da idade assentar, eles vão caindo na realidade, e aos poucos vão mudando, vão se lembrando da nossa presença que foi religiosamente marcante, e se Deus quiser, irão voltar a rezar, a comungar, a irem à missa, e tudo mais.
            Meu irmão, minha irmã. Se em sua família está acontecendo coisa parecida, não se desespere! É assim mesmo. Tenha confiança em Deus, muita oração, e esteja certo que o Pai não nos abandona.
            O mais importante é que não desanimemos, e continuemos tentando ser agradáveis nas conversas, nunca participando de fofocas, piadas picantes, críticas dos incrédulos contra a Igreja e os padres, maledicências, falsidades, mentiras, mal-querências, etc. Pelo contrário, sejamos agradáveis porém sinceros, sorridentes, ou bem humorados, sempre disposto a cooperar com o irmão, caridoso, humilde, fraterno, franco, honestos, etc.  E assim estamos sendo ou tentando ser: Sal da Terra e luz do mundo.

Um abraço, e bom domingo.   José Salviano.

10 comentários:

  1. Esta é a segunda semana que recorro a este site para direcionar minhas atividades à frente dos leitores da Capela de São José, onde buscamos dar mais sentido na proclamação da palavra.
    MUITO OBRIGADO!

    FIQUEM NA PAZ E AMOR DE JESUS E MARIA

    Nelson.

    ResponderExcluir
  2. É muito bom termos um auxílio nas preparações das celebrações da palavra, estou aqui todas as semanas em busca de um pouco de conhecimento. As homilias aqui encontradas têm realmente me inspirado.
    MUITO OBRIGADO, que a Virgem Maria os abençõe!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu também só tenho a agradecer, sempre recorro a este site para preparar a celebração da palavra em minha comunidade, obrigada e que Deus o Abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  4. Esta é a primeira vez que recorro a este site!! Achei muito enriquecedor para preparar a celebração em minha comunidade. Obrigado e que Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir
  5. AGRADEÇO A TODOS SEMPRE RECORRO, TAMBÉM PARA PREPARAR A CELEBRAÇÃO
    QUE DEUS O ABENÇOE A TODOS SEMPRE!!

    ResponderExcluir
  6. O SR JOSE SALVIANO ILUMINADO PELO ESPIRITO SANTO FOI MUITO SABIO EM SUA MENSAGEM .SOU MINISTRO DA COMUNHÃO E SEMPRE VISITO AQUI PARA MIN AJUDAR A LEVAR UMA MENSAGEM AOS DOENTES QUE VISITO PARA LEVAR A SAGRADA COMUNHÃO .
    HEMILIO AMARAL NOVA SERRANA MG

    ResponderExcluir
  7. Sou coordenador de uma equipe de liturgia na minha paroquia e sempre recorro a este site antes da preparação dos comentários da celebração. Parabéns pelos lindos comentários e muito obrigado pela contribuição a toda comunidade católica.. Que a luz do Senhor te ilumine sempre.
    Elcio Santana - Capinópolis/MG

    ResponderExcluir
  8. Esta mensagem tem seu valor, ajuda, mas não é bem o que nos diz os textos proclamados nas leituras deste domingo que tem como tema central a justiça e a misericórdia de Deus. Ser sal e luz aqui está mais para comprar CDs de padre Marcelo que para evangelizar. Sugiro que leiam os demais textos, como o dos Claretianos que é excelente e absolutamente esclarecedor. fiel às leituras.

    ResponderExcluir
  9. Excelente comentário do Evangelho, o que nos ajuda muitíssimo. Como leigos, temos responsabilidades de levar a Palavra aos irmãos e explicá-la também. Como este site tem nos ajudado, dado uma clareza para a nossa fala.!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. uso sempre o site como referência no meu encontro dominical com as crianças na missa da noite.....
    Muito obrigado ...continuem postando, é muito útil.....

    ResponderExcluir