.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Quem não é contra nós é a nosso favor - Claretianos

Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
7ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Agrícola de Nevers (bispo), Alexandre de Alexandria (bispo), André de Florença (bispo), Dionísio de Ausburgo (bispo, mártir), Faustiniano de Bolonha (bispo), INestor de Perge (bispo, mártir), Pápias, Diodoro, Conon e Claudiano (mártires da Panfília, na Ásia Menor), Porfírio de Gaza (bispo), Quodvultdeus de Cartago (bispo), Vitor de Troyes (eremita). 
Primeira leitura: Tiago 4,13-17
Não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida! Devíeis dizer: Se o Senhor quiser.
Salmo responsorial: Salmo 48(49), 2-3.6-7.8-10.11 (R. Mt 5,3)
Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!
Evangelho: Marcos 9,38-40
Quem não é contra nós é a nosso favor.
Não somos donos das comunidades. Não importa se uma pessoa é de nossa cor, ideologia ou religião, o que realmente importa é que essa pessoa faça bem à comunidade. Jesus ajuda os discípulos a perceber e superar os legalismos da religião e do império. Alguém que não era da comunidade estava expulsando demônios em nome de Jesus.
João trata de impedi-lo com o argumento de que ele não era um dos que andava com o grupo. João e os discípulos acreditavam ter o monopólio sobre Jesus, por isso, tratam de impedir que uma pessoa realize boas ações em seu nome. Devemos reconhecer que estamos ante um dos pecados maiores das religiões de nosso tempo.
Que significado tem para nós hoje a afirmação de Jesus de que quem não está contra nós está a nosso favor? Contrário aos costumes segregacionistas do povo judaico, que acreditavam ser os únicos eleitos.
Jesus amplia os horizontes, incluindo para todos aqueles que, acima de credos, raças e ideologias, trabalham pelo bem estar humano, social, etc. Essa é uma das afirmações mais pluralistas em termos étnicos e religiosos, que encontramos nos evangelhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário