.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens - Claretianos


Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
5ª Semana do Tempo Comum
Nossa Senhora de Lourdes (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Adolfo de Osnabrück (monge, bispo), Ardano de Tournus (abade), Bento de Aniane (abade, eremita), Calógero de Ravena (bispo), Castrense de Cápua (bispo), Gregório II (papa), Jonas de Demeskenyanos (eremita), Lázaro de Milão (bispo), Lúcio (bispo de Adrianópolis) e Companheiros (mártires), Pascoal I (papa), Severino de Agaunum (abade), Teodora (imperatriz).
Primeira leitura: 1 Reis 8,22-23.27-30
Ouve as suplicas de teu povo
Salmo responsorial: 83 (84),3.4.5.10.11 (R. 2)
Quão amável, ó Senhor, é vossa casa
Evangelho: Marcos 7, 1-13
Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens
O evangelho de hoje introduz práticas e costumes religiosos da época de Jesus. Algumas delas carentes de sentido, já que no lugar de gerar vida, ameaçavam a existência da mesma. Por exemplo, comer sem lavar as mãos era pecado punido com castigo e enfermidade aos que não acatavam o costume. Assim, era mantido por medo e superstição do que por convicção.
Os mestres da lei, que desde Jerusalém vigiavam o comportamento de Jesus e dos seus discípulos, observam que comem com as mãos impuras. Por que Jesus não se importa com essa lei? Hoje em dia, lavar as mãos é uma norma importante de higiene, mas no tempo de Jesus havia adquirido um caráter normativo cujo fim era discriminar e controlar as pessoas.

Jesus transgride essa lei, ensinando que as normas de pureza não tinham sentido, já que muitas delas eram quase impossíveis de serem praticadas pelos pobres. Por isso os pobres acabavam desprezados e tachados de ignorantes. Jesus com sua resposta interpela não somente o coração dos fariseus, mas também os nossos. E hoje? Como Jesus nos criticaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário