.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

“VÓS SOIS O SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO!” - Olívia Coutinho


 
V DOMINGO DO TEMPO COMUM
 
Dia 09 de Fevereiro de 2014
 
Evangelho 5,13-16
 
 Jesus nos convida a fazermos diferença no mundo, buscando como prioridade os valores do Reino, sobre os quais construiremos  os pilares que nos darão sustentação  durante  a  nossa trajetória  terrena!                Somos chamados a dar um sentido novo à nossa existência, a sermos  protagonistas de uma  historia de amor que nunca terá fim.  E para sermos  personagens reais   desta história, Jesus nos faz uma única exigência: a conversão do nosso coração. À conversão nos abre à luz de Cristo, nos tira da escuridão, nos faz não somente enxergar, como também, desmascarar os projetos que mantém nos à sombra da injustiça.
Iluminados pela luz de Cristo tornamos luz peregrina a tirar da escuridão  muitos corações sombrios!
Não nascemos do acaso, somos frutos do amor de Deus plantados aqui na terra para  produzir frutos, e  só iremos produzir frutos, se estivermos ligados a Jesus, Jesus  é a seiva que irriga todo o nosso ser, que nos transforma em fonte de luz no mundo!
Se o mal está ganhando força no mundo, é porque não deixamos aflorar  o bem plantado por Deus em nossos corações!
Jesus veio mudar o rumo da nossa história, veio nos libertar de nossas próprias prisões, com Ele, a nossa vida ganha brilho e sabor!
O evangelho deste domingo nos convida  a refletir  sobre a importância de darmos testemunho de Jesus no mundo deixando a sua luz brilhar em nós!
“Vós sois o sal da terra e a luz do mundo.” Com esta afirmação, Jesus sintetiza o caráter da nossa missão e nos oferece diretrizes bastante precisas e importantes para a nossa caminhada missionária.
Através de uma pequena metáfora, Jesus nos diz algo muito significativo, nos chama à responsabilidade de discípulo do Reino. “Vós sois o sal da terra.” Ser sal da terra, significa ser uma presença discreta e ao mesmo tempo essencial no meio que vivemos. O sal, não aparece, mas  é imprescindível no nosso cotidiano, é ele que dá o sabor ao nosso  alimento.
Como continuadores da presença viva de Jesus no mundo, precisamos estar no ponto certo: nem  sem sal, nem salgado demais.
Quando nos omitimos diante às injustiças numa postura de meros espectadores dos acontecimentos, tornamos pessoas sem sal, ou seja, pessoas passivas, indiferentes.  Por outro lado, quando queremos  impor os nossos pontos de vista, considerando-nos donos da verdade, sem levar em conta  a opinião do outro, tornamos salgados demais, chegando ao ponto  da nossa presença ser insuportável.
“Vós sois a luz do mundo.” Ser luz no mundo, é dar testemunho da verdade que liberta, que  é Jesus! Diante da luz, as trevas não têm vez, pois a luz revela a verdade das coisas tal como elas são. Sem a luz, nada se vê, a vida fica sem cor!
Em muitas situações, ser luz, pode implicar grandes riscos, porém, o pior risco, é não aceitar o desafio de ser luz, o que pode nos condenar à pior de todas as trevas: estar longe de Jesus!
 Jesus não nos pede para ser sal da terra e nem luz do mundo, Ele Afirma que o somos: “Vós sois o sal da terra, a luz do mundo!”Portanto, deixemos brilhar a luz de Deus em nós,  sendo sabor na vida que não tem gosto, e luz onde as trevas insistem em predominar.
Será que a nossa presença, dá sabor de Deus na vida do outro? Ou será que estamos salgados demais? Estamos irradiando a luz de Deus que  brilha em nós, por onde passamos?  Ou estamos sendo luz apagada, ou forte demais (aparecidos) ofuscando os olhos do outro?
 
Agradeço de coração os comentários deixados pelos leitores. Seus comentários  me dão força e ânimo   para continuar nesta missão.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia

9 comentários:

  1. Valorizo muito as suas reflexões, pois as mesmas muito me tem ajudado. Que o Senhor Jesus te faça feliz, hoje e sempre. J. Antonio de Guarulhos

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de elevar a Deus uma suplica:
    continue iluminando este servo de Deus para que a luz de Cristo continue resplandecendo nele e que ele continue resplandecendo para outras pessoas

    ResponderExcluir
  3. que a luz de DEUS um dia veio para brilhar e para ficar no meio de nos continue brilhando em nós

    ResponderExcluir
  4. Que Deus abençõe cada dia mais a sua vida...suas palavras nos faz entender melhor o santo evangelho..

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Olivia! Que O Espírito Santo de Deus continue te usando tão poderosamente! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Suas reflexões são fonte de estudo para muitos, parabéns....

    ResponderExcluir
  8. Olívia,agradeço a Deus por suas palavras de vida e santidade. Que o Espírito Santo a cumule de ricas bençãos e que você seja muito feliz entre os seus. Shalom.

    ResponderExcluir
  9. Suas reflexões me ajudam nos meus comentários sobre os Evangelhos.Posso usá-los?




    Uso de suas reflexões para tb evangelizar.Posso? Abraço em Cristo

    ResponderExcluir