.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de março de 2014

Domingo de Ramos-Frei Aloísio Antônio de Oliveira OFV Conv

DIA 13 - DOMINGO DE RAMOS - (Procissão - Mt.21,1-11) - Evangelho-Mt 27,11-54

Frei Aloísio Antônio de Oliveira OFV Conv
Estamos, hoje, celebrando o Domingo que abre as portas da Semana Santa: é o Domingo de Ramos. Jesus é aclamado Rei. Há palmas, vivas e aclamações para recebêlo: a multidão carrega ramos para simbolizar a alegre homenagem que o povo lhe quer prestar. Jesus se apresenta em Jerusalém montado num jumento porque vem trazer a paz.  Não entra montado num cavalo porque não é um Rei guerreiro. Vem como Rei sem exército, simplesmente oferecendo a paz àquela cidade onde, poucos dias depois, encontrará a morte por crucificação. Propõe a paz. Em troca dãolhe violência. No Evangelho deste Domingo de Ramos é lido o "Evangelho da Paixão".
A presença ameaçadora do mal, camuflada por semblantes humanos, serpeia através dos fatos; como a traição insensata de Judas, a fraqueza dos discípulos, a implacável hostilidade dos chefes, o consentimento da multidão, a curiosidade escarnecedora de Herodes, a indecisão e o ato de injustiça final de Pilatos e os escárnios sem fim infligidos a um homem que morre. Ele prenuncia aos seus discípulos que, na Paixão, que já está próxima ele enfrentará a luta entre a vida e a morte, entre o bem e o mal.
Ele, Jesus, será entregue às mãos dos pecadores e eles mesmos ficarão decepcionados por causa dele. Mesmo mostrando Jesus como alguém senhor do próprio destino a narração evangélica não subestima o papel agressivo e desconcertante que o mal e o sofrimento exercem sobre a experiência humana. Ao mesmo tempo, toda a perspectiva da narrativa da Paixão não deixa dúvidas sobre a derrota do mal: este parece descarregar toda a sua fúria contra Jesus, o Filho de Deus.
Pelo poder do amor de Deus, o poder da morte é destruído, para todo homem e todo tempo. 0 triunfo da graça sobre a mor e vêse na ambivalência daqueles que são instrumentalizados pelo poder do mal. 0 oficial romano e seus soldados que guardavam Jesus, chegam a reconhecer que Ele era mesmo Filho de Deus".
José de Arimatéia um membro do conselho que condenou Jesus, toma coragem de pedir o seu corpo crucificado, e Jerusalém, a cidade assassina de profetas  onde o Filho de Deus é rejeitado e crucificado, tornarse a Cidade Santa, o lugar da epifania da ressurreição.
Desenvolvendo até o fim o drama da vida e da morte, a Paixão de Jesus proclama o sentido pleno do Evangelho. Em Jesus, o Filho de Deus, Filho de Adão, é representada toda a esperança da humanidade.
A injustiça, a sofrimento e a morte são realidades dolorosas, e a história da Paixão o reconhece, mas elas não têm a última palavra sobre o destino do homem. Isto é claramente demonstrado no drama da Paixão em que Deus atua à revelia das forças do mal.
Sigamos a Cristo, vivendo intensamente esta Semana Santa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário