.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de março de 2014

Eles falam e não praticam - Claretianos

Terça-feira, 18 de março de 2014
2ª Semana da Quaresma
São Cirilo de Jerusalém, Bispo e Doutor da Igreja (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Alexandre de Jerusalém (bispo), Anselmo de Lucca (bispo), Frediano de Lucca (bispo), Narciso de Gerona (bispo), Salvador de Horta (religioso), Trófimo e Eucárpio (mártires da Nicomédia).
Primeira leitura: Isaías 1, 10.16-20
Aprendei a fazer o bem. Procurai o direito. 
Salmo responsorial: 49, 8-9.16-17.21.23
A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus. 
Evangelho: Mateus 23, 1-12
Eles falam e não praticam.
A autêntica conversão afeta a maneira como nos relacionamos com os pobres, o que fazemos ou não com eles. “Deixem de fazer o mal, aprendam a fazer o bem, busquem o correto, auxiliam o oprimido, defendam o órfão, protejam a viúva”. Sem uma mudança em nossa atitude para com os pobres, não há perdão nem redenção. Nossa sorte está ligada à sua.
A justiça do Reino, para que não seja um mero discurso de boas intenções sem compromisso, deve se traduzir em ações concretas. Jesus julga com rigor uma prática religiosa incoerente, que não faz o que diz ou faz o contrário do que diz: “façam e cumpram o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem, porque eles dizem e não fazem”.
Exigir dos outros o que não exigimos de nós mesmos, ou fazer por aparência, por cumprimento ou vanglória, ou para lucrar com isso, perverte a religião. Edificar a comunidade fraterna de Jesus pede um novo modelo de autoridade-hierárquica fundamentada no serviço humilde, porque “quem se enaltece será humilhado, e quem se humilha será enaltecido”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário