.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 16 de março de 2014

Perdoai e sereis perdoados - Claretianos

Segunda-feira, 17 de março de 2014
2ª Semana da Quaresma
São Patrício, Bispo (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Agrícola de Châlon (bispo), Ambrósio de Alexandria (diácono), Gertrudes de Nivelles (abadessa), João Sarkander (jesuíta, mártir), José de Arimatéia (citado em várias passagens dos evangelhos: Mt 27, 57-61; Mc 15,43-46, Lc 23,50-56 e Jo 19,38-42), Paulo de Chipre (monge, mártir).
Primeira leitura: Daniel 9, 4b-10
Pecamos, temos praticado a injustiça e a impiedade. 
Salmo responsorial: 78, 8.9.11.13
O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas. 
Evangelho: Lucas 6, 36-38
Perdoai e sereis perdoados.
A consciência de nosso limite nos livra da tentação de nos enganarmos a nós mesmos. O reconhecimento humilde do próprio pecado, fruto de nossa condição humana, vem acompanhado do perdão de Deus, para quem tem um “coração contrito e humilhado”. Deus é tão zeloso de sua aliança como de sua compaixão.
A consciência do próprio pecado e suas repercussões comunitárias, que rompem a comunhão com Deus e com os irmãos, é vital para experimentar essa força redentora. “Não se redime o que não se assume”. Jesus nos pede “sentir com as entranhas” (compaixão) a dor e a miséria do outro, da mesma forma que Deus Pai, que vê a miséria humana e se comove até às entranhas.
A consciência de nossa própria indigência nos facilitará o caminho. Ir para além das aparências e sentir compaixão de quem convive conosco, pois “vemos cara e não vemos coração”.

Trata-se de facilitar as condições de quem leva a vida mais humana a partir da maneira de ser do Pai: “Sejam compassivos como o Pai é compassivo”. No que fazemos aos outros, antecipamos o que podemos esperar de Deus: “com a medida com que medirdes serás medido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário