.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 19 de março de 2014

“SENHOR, DÁ-ME DESTA ÁGUA...” – Olívia Coutinho

“SENHOR, DÁ-ME DESTA ÁGUA...” – Olívia Coutinho

3º DOMINGO DA QUARESMA
 
23 de Março de 2014
 
Evangelho de  Jo 4,5-42
 
    
Continuando a nossa caminhada com Jesus, rumo a uma nova Jerusalém, somos despertados a dar um sentido  novo a nossa existência, abandonando tudo que nos distancia do coração do Pai! 
A liturgia colocada diante de nós, neste tempo especial, nos convida a percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu rumo à cruz, um percurso que deve  ser marcado pelo acentuar da no nossa  oração, pela  meditação da palavra,  pelo nosso propósito de  conversão.
Somos caminheiros da esperança, caminhando  rumo a  Páscoa do Senhor,queremos beber  da água viva que jorra do coração misericordioso de Jesus!
A  cada dia, desta nossa caminhada quaresmal,  vamos mergulhando cada vez mais no  oceano do amor do Pai, firmando os nossos passos no exemplo de Jesus.
 O evangelho de hoje, nos convida a um encontro pessoal com Jesus, a entrarmos na sua intimidade, chegar ao seu coração e nos deixar inundar com água viva que nos purifica, que mata a nossa sede, que nos liberta...
 É o amor do Pai, infundido em nossos corações,  que nos faz reconhecer Jesus como o Nosso Salvador, o enviado do Pai, o Deus vivo que veio morar conosco!
O belíssimo  diálogo entre Jesus e a samaritana, é algo extraordinário que nos enche de alegria e esperança! Na narrativa podemos  perceber como Jesus se comportava  diante dos preconceitos morais, de raça, das discriminações sociais, religiosas, existentes na humanidade, Jesus reprovava todo tipo de exclusão. 
Sabemos que  naquele tempo, existia uma barreira intransponível entre judeus e samaritanos, os judeus  julgavam-se  superiores, os escolhidos de Deus,  eles  acreditavam que uma aproximação com Deus, só seria possível, mediante o conhecimento e a "prática  da lei," entretanto, eles não aceitaram a mensagem de Jesus, viviam o contraste da palavra de Deus! Já, os samaritanos, que eram considerados fora da lei pelos judeus, acolheram Jesus como o Messias, o Salvador!
Podemos tirar várias lições deste belíssimo encontro de Jesus com a samaritana! Um encontro de libertação que transformou a vida de uma mulher marginalizada.
É Jesus quem dirige a ela e lhe pede água de beber: ”Dê-me de beber”! Isso nos mostra a natureza humana de Jesus: querer depender do outro!  É assim que todos nós deveríamos  sentir: dependentes uns dos outros! Corações entrelaçados é certeza de uma vida mais feliz!
No desenrolar daquele diálogo com linhas poéticas, aquela mulher redescobre a si mesma, sente-se liberta, restaurada diante  do Messias tão esperado! Jesus  escuta, acolhe, promove aquela mulher sem nome, fala com ela, de uma água que transborda de seu coração! Jesus encontra fé, onde para os judeus, parecia impossível encontrar.
A alegria da samaritana é tão grande, que a partir daquele encontro com Jesus, ela torna-se missionária do seu próprio povo! De evangelizada, passa a ser evangelizadora,  levando a mensagem de Jesus para o seu povo, que até então, não conhecia a verdade que liberta!
Graças ao seu testemunho, muitos samaritanos puderam  fazer uma experiência pessoal com Jesus, bebendo da única água que verdadeiramente mata a sede!
Aproximando-se de uma mulher pagã,  Jesus quebra a barreira do preconceito, reafirmando  que a sua  proposta, é para todos!
 A samaritana  acolhida por Jesus,  representa o povo  excluído, seja por motivo de pobreza, gênero, raça ou religião.
Quem faz a experiência de Jesus em sua vida, bebendo da água viva que brota  do seu coração, não continua o mesmo, pois esta água viva, tem o poder de nos purificar de nos  modificar por inteiro, de nos tornar parecidos com Ele!
Não precisamos sair em busca de outras  fontes para saciar a nossa sede, se temos  bem perto de nós, está a fonte de água viva que é  Jesus!
Que as lições tiradas deste evangelho, nos transforme em afluentes deste rio de água viva, que é Jesus! É  Ele  que nos conduzir  ao imenso oceano de amor, que é  o coração do Pai!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho

5 comentários:

  1. Parabéns prezada irmã Olívia, pelo maravilhoso comentário, pela interpretação da Palavra, muito esclarecedora, parabéns, O Deus, fonte de água viva, te abençoe imensamente, com saúde e paz, na missão. Diác. Dirceu Pereira. (Diocese de Apucarana - Pr.)

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo esclarecedor comentario graças a Deus e ao Deus vivo que é Jesus Cristo fonte de água viva no meio de nós.(Sousa-PB)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Uma ótima homilia! Que Deus a abençoe sempre

    ResponderExcluir