.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

A Bíblia é Jesus caminhando conosco-Helena Colares Serpa

04 DE MAIO

Atos 2, 14.22-33 –“ Jesus Cristo é o Senhor da nossa morte e da nossa vida.” 

A mensagem central da Sagrada Escritura é, sem dúvida, a Ressurreição de Jesus Cristo. Nela se manifesta o poder que Deus tem sobre o pecado e a morte. Os onze apóstolos tiveram a experiência com o Cristo ressuscitado dos mortos e, por isso, corajosamente e com firmeza eles puderam falar à multidão dos homens de Israel. Os judeus conheciam as Escrituras, mas não tinham consciência do que poderia significar o que lá estava escrito. Pedro tentava então, elucidar os mistérios da redenção mostrando a eles a legitimidade da Palavra que se atualizava em Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, ele os conscientizava de que fora eles mesmos os que crucificaram o Senhor da vida, entregando-o para que fosse morto. O intuito de Pedro, porém, era de fazê-los reconhecer o seu pecado e então, se converterem. Precisamos nós também refletir na nossa responsabilidade diante dos fatos ocorridos com Jesus Cristo. Foi por nós, que tudo aconteceu. É importante ainda, percebermos que quem O ressuscitou dos mortos foi o poder amoroso do Pai e foi também por nossa causa que Jesus ressuscitou. Portanto, Jesus Cristo é o Senhor da nossa morte e da nossa vida. A morte para o pecado e a nova vida de conversão. Jesus não foi abandonado na região dos mortos nem nós tão pouco ficaremos no sepulcro, porque a nossa alma anseia por estar com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, no céu. – Você cultiva a esperança de uma nova vida aqui mesmo e, depois, no céu? – Você tem consciência de que crucificou a Jesus Cristo? – O que você acha da determinação de Pedro em falar para a multidão? - 

Salmo 15 – “Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto de vós felicidade sem limites!”

O salmo preanuncia a alegria de Jesus ressuscitado que confiou no poder do Pai. Podemos hoje, nós também, cantar este salmo nos apossando da alegria de quem tem consciência de que o Pai está perto e que o ampara em todos os momentos da sua vida. Junto do Senhor está a nossa felicidade e perto Dele nós vivemos, desde já, as delícias eternas preparadas para quem o invoca. 



2ª. Leitura 1 Pedro 1, 17-21 – “Somos migrantes neste mundo”

Esta exortação de São Pedro é para nós providencial em vista da mentalidade em que vivemos atualmente, onde a maioria das pessoas desconhece a Deus e vive aqui como se este fosse o nosso destino final. Somos migrantes neste mundo, a nossa vida passa como um sopro. Por isso, precisamos estar bem conscientes de que a nossa felicidade não está posta nas coisas materiais, como o ouro e a prata, pois estas nos são úteis somente enquanto por aqui passamos. Nós fomos adquiridos (as) pelo sangue precioso de Cristo, por amor e é pela fé na Sua ressurreição que nós adquirimos a esperança de alcançar uma vida futura promissora. Respeitar a Deus significa viver em conformidade com os Seus ensinamentos e não desafiá-Lo querendo seguir caminhos diversos do que prega a Sua Palavra. A nossa alma anseia pelos caminhos do Senhor. Quando nos envolvemos apenas com o mundo material nós perdemos o nosso referencial de filhos e filhas de Deus e entramos na frustração. – Em que consiste hoje a sua esperança? – Em quem você tem colocado a sua atenção para receber direcionamentos para a sua vida? – Você tem vivido como filho e filha de Deus ou apenas como bastardo (a)?

Evangelho– Lucas 24, 13-35 – “A Bíblia é Jesus caminhando conosco”

Somos também como os discípulos de Emaús! Conversamos sobre as coisas que nós ouvimos falar nas Escrituras, achamos bonitas as Suas mensagens, nos admiramos com os fatos e acontecimento, no entanto, o que nós lemos e aprendemos não nos leva a perceber que o próprio Jesus é quem caminha conosco e Ele mesmo é quem nos fala. Partilhamos a Palavra como se ouvíssemos falar de algo que aconteceu há dois mil anos e também, como cegos, nós não enxergamos Jesus que, pela Sua Palavra se faz presente na nossa história para mudar o rumo dos seus acontecimentos. Também como os discípulos de Emaús, nós esperávamos que as coisas acontecessem diferentemente do que nós constatamos. Não deveria haver choro, nem sofrimento, e num passe de mágica as nossas dores deveriam desaparecer. Não admitimos o desencontro, o plano frustrado nem o que aconteceu fora dos nossos padrões de expectativa. Nós nos escandalizamos porque apesar de sermos pessoas de oração e nos considerarmos cristãos ainda não vimos se cumprirem na nossa vida as promessas que Deus já nos fez. Todavia, hoje, Jesus quer fazer conosco como fez com os discípulos de Emaús e se apresenta diante de nós com o poder da Sua ressurreição, e também nos repreende: “como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!” De fato, nós nunca poderíamos duvidar da Palavra de Deus, desde os profetas e até Jesus que veio nos revelar os mistérios do Pai. O mais importante, porém, é que nós partilhamos Jesus na Eucaristia, quando Ele próprio parte o Seu Corpo no Pão que sacia a nossa fome e eleva o Cálice do Seu Sangue que mata a nossa sede. Precisamos ter mais consciência de que possuímos um verdadeiro manancial de salvação ao nosso dispor e que se assim quisermos Jesus nunca irá sair de perto de nós quando chegar a noite escura da desolação. A certeza de que realmente o Senhor ressuscitado está muito perto de nós, poderá mudar toda a nossa compreensão diante dos fatos que nos tiram do sério. Jesus Cristo se faz presente no nosso caminho de uma maneira muito sutil e também muito simples, quando participamos de uma Celebração Eucarística e comungamos o Seu Corpo e o Seu Sangue, quando meditamos na Sua Palavra, quando O adoramos no Santíssimo Sacramento. Percebemos que alguma coisa mudou no interior do nosso coração e o sentimos arder mesmo que nada de extraordinário tenha acontecido. Dessa forma, como os discípulos de Emaús, nós também podemos anunciar ao mundo a Boa Nova da Ressurreição de Jesus dizendo: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a mim”! - O que você tem apreendido com as Escrituras? – Você já percebeu que a Bíblia é o próprio Jesus nos instruindo a viver feliz? – Você tem consciência de que Jesus caminha muito perto de nós? – O que você sente quando O adora na Hóstia Consagrada? – Você se decepciona com os fracassos da sua vida ou espera a vitória final? 

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário:

Postar um comentário