.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Espírito da verdade está em nós-Helena Serpa

25 DE MAIO - Evangelho - Jo 14,15-21


1ª. leitura – Atos 8, 5-8.14-17 – “uma grande alegria ”


Na medida em que a Palavra de Deus ia sendo anunciada, os milagres se evidenciavam e muitas conversões aconteciam. A oração dos apóstolos, a imposição de suas mãos sobre os que acolhiam a Palavra de Deus e a abertura dos seus corações fazia com que o Espírito Santo se manifestasse com poder. “Era grande a alegria naquela cidade”. A alegria é o primeiro sinal de que o Espírito Santo está se manifestando dentro de nós. Um coração repleto do Espírito Santo se alegra mesmo no meio das dificuldades e do sofrimento. É, portanto, uma alegria contagiante que não fica somente na pessoa que recebeu o dom; ela se espalha e é capaz de, despertar no coração dos outros, o desejo de também viver a mesma experiência. O nosso testemunho de alegria é uma grande arma de evangelização. Portanto, nós também, como os apóstolos, poderemos incendiar uma cidade e até o mundo com o fogo da alegria que nos vem do Espírito. – Você sente o poder do Espírito agindo dentro do seu coração? – Você é uma pessoa que transmite a alegria do Espírito? – Ou você é uma pessoa carrancuda, séria, de semblante preocupado? - Você tem sabido evangelizar através da sua postura, da sua espontaneidade e da sua alegria?

Salmo 65 – “Aclamai o Senhor Deus ó terra inteira; cantai salmos a seu nome glorioso!”


O salmista nos ensina a expressar alegria e gratidão a Deus pelos feitos que Ele tenha realizado na nossa vida. Contar as maravilhas do Senhor, revelar a todos os sentimentos que nos vêm da alma é uma maneira de aclamar a Deus e de cantar salmos ao seu nome glorioso. Não nos basta apenas o ler ou orar com o salmo. Somos chamados a testemunhar ao mundo, com a voz e com a vida para manifestar a todos “como são grandes as obras do Senhor!”

2ª. Leitura – 1 Pedro 3, 15-18 – “ mansidão e respeito”

São Pedro nos ensina a acolher todas as pessoas, mesmo aquelas que nos difamam e nos perseguem, com mansidão e respeito, tendo como modelo, Jesus Cristo, o Justo que morreu pelos injustos. Assim ele nos ensina: “pois será melhor sofrer praticando o bem, se essa for a vontade de Deus, do que praticando o mal”. Isto significa que, se tivermos de sofrer que seja por uma causa justa e segundo a vontade de Deus, por uma causa nobre, na prática do bem. A vontade de Deus será sempre uma vida nova para nós, testemunhada pelas nossas ações que demonstram o nosso servir com amor. Quando nós acolhemos com amor as pessoas que nos difamam nós estamos dando provas de que estamos a serviço do amor a Deus. Assim Jesus viveu e sofreu a morte, mas recebeu a nova vida pelo Espírito Santo. Portanto, é o Espírito Santo que nos ajuda a enfrentar o sofrimento por amor, com paciência. – Como tem sido a sua reação diante dos sofrimentos e perseguições próprias do viver? - Você tem pedido o auxílio do Espírito Santo Consolador? - Os seus sofrimentos têm sido em vista da prática do bem ou é uma consequência dos seus atos errados?

Evangelho – João 14, 15-21 – “– “o Espírito da verdade está em nós”


Jesus falava aos seus discípulos e lhes acenava com a vinda do Espírito Santo, o Espírito da verdade. E demonstrava que o Espírito não é conhecido pelo mundo, isto é, pelas pessoas que não amam a Deus e não guardam os seus mandamentos. Jesus garantia, então aos seus discípulos: “Vós o conheceis, (o Espírito da verdade), porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós.” Podemos entender, então, que até aquele momento o Espírito Santo estava apenas perto dos discípulos, porque estava em Jesus Cristo. Mais uma vez Ele lhes garantia que não os deixaria órfãos e que viria a eles. No dia de Pentecostes Jesus cumpriu esta promessa. Hoje, nós podemos entender que o Espírito Santo já foi enviado do céu e permanece dentro de nós. O Pai está em nós, o Filho está em nós e o Espírito Santo confirma em nós o Amor entre o Pai e o Filho. Portanto, o nosso poder é muito maior ainda do que o dos Apóstolos antes de Pentecostes. Há em nós o poder do Amor de Deus que é o dínamo que impulsiona as nossas ações conforme o pensamento do Pai. “Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós!” Não podemos mais perder tempo; o Espírito da verdade está, isto é, mora dentro de nós para nos instruir na verdade que são os mandamentos da Lei de Deus. Sabemos que amamos a Deus se observamos os Seus mandamentos. Isto faz toda a diferença na nossa vida. – O Espírito da verdade mora no seu coração? – Você já sente a Sua manifestação? – Qual é a verdade? – Como se expressa a verdade do Espírito através de você? – Você tem ações concretas de amor ao próximo?

Helena Serpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário