.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

O PASTOR VERDADEIRO - José Salviano

4º DOMINGO DA PÁSCOA

11 de Maio de 2014 - Ano A

Evangelho - Jo 10,1-10

            Hoje é o domingo do Bom Pastor, do pastor verdadeiro. Por isso tomemos cuidado com as imitações.  Hoje é dia de rezarmos pelo rebanho de Cristo, a Igreja Católica, a única fundada por Ele. Com todo respeito, todas as demais foram fundadas ou inventadas por homens. E vamos rezar mesmo com vontade e muita fé, para que se multipliquem em número e em qualidade, os bons pastores, a serviço do único Pastor. Jesus Cristo.
            Por que Jesus disse que Ele é a porta?
Assim: O redil era um recinto rodeado por muros de pedras e algumas plantas. As ovelhas eram guardadas ou protegidas por um pastor que permanecia na porta a noite toda. Então, o pastor que vigiava e protegia o rebanho, era a própria porta.  Porque ele ficava no lugar de uma porta.
Foi por isso que Jesus, usando uma linguagem conhecida daquele povo, disse que Ele era a porta do redil. Assim, os autênticos pastores, são aqueles que entram através de Jesus, e não aqueles que pulam o muro às escondidas. Jesus também se identifica como sendo o BOM PASTOR, por excelência, aquele que consagra a sua vida a proteção e ao cuidado do seu rebanho, que somos todos nós..
               Veja que interessante. Jesus afirma que Ele é a porta, e esta frase tem dois sentidos diferentes. Ele é a porta através da qual passa o pastor e também é a porta através da qual passam as ovelhas. Desse modo, Jesus quer nos dizer que quem quiser ser pastor das ovelhas, ou do seu rebanho, deve estar em sintonia com Ele. Pois aqueles que não acreditam nele, ignoram a sua Igreja, não seguem seus ensinamentos, não vivem segundo o espírito, são ladrões, salteadores, enganadores, etc.
            "Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes..."   Será que Jesus exagerou? ou generalizou?  Não.  Pois são mesmo ladrões. Ladrões de almas. São aqueles que nos roubam a verdadeira crença, a verdadeira fé católica, e semeiam na nossa mente o espiritismo, a crença das cartomantes, a "teologia" da prosperidade, ou da riqueza fácil, e a enganação da cura. Mais no fundo todos querem mesmo é pegar o nosso dinheiro. Fica esperto pois eles não passam de lobos vestidos de cordeiros. As ovelhas reconhecem a vós do seu pastor, e foge ao ouvir a voz do ladrão. É o que precisamos fazer quando somos abordados por aqueles que nos apresentam uma "teologia" do exorcismo, da cura e da prosperidade fácil.
            Redil era um curral onde todas as ovelhas dormiam. De manhã os pastores vinham pegar as suas ovelhas para levar ao pasto. Eles as chamavam e cada uma delas o seguiam, pois reconheciam a sua voz. 
            O Redil simboliza o mundo.  O mundo daqueles que acreditam em Deus e praticam a sua fé. Aqueles que ouvem a voz de Jesus, o bom pastor, e o seguem para a pastagem. Porém, fora do redil, a situação é de perigo. Pois os ladrões, assaltantes e lobos, podem aparecer a qualquer hora. Essa realidade é semelhante ao mundo de todos, onde vivem bons e maus, uns querendo comer o outro, numa vida predatória semelhante ao que acontece no reino animal, onde os mais fortes se alimentam comendo os fracos.
            Meus irmãos, minhas irmãs. Cuidado! Não sigam outras vozes que gritam por aí, oferecendo um Jesus "bonzinho" que nos cura todas as enfermidades, e nos proporciona riqueza. Essas outras vozes nos prometem a riqueza dizendo: Deus quer que você seja rico!  Quem diz uma coisa dessa ou não leu o sermão da montanha, ou está mesmo é mal intencionado! Cuidado! Essa não é a voz do Bom Pastor do seu rebanho. Essa voz é de alguém que quer enganar você, usando uma ambiciosa técnica para chamar a sua atenção e pegar o seu dinheiro.
            Do mesmo modo são as "curas" mentirosas.  O povo sofrido sem uma assistência médico-hospitalar eficiente, SEM UMA MEDICINA PREVENTIVA MAS SIM CURATIVA,OU MELHOR, PALEATIVA, é uma presa fácil diante de tais predadores inteligentes, que apresentam "curas" espetaculares, que podem ser truques, ou efeitos combinados, fazendo discursos emocionantes para arrastar você para o outro lado que não é o lado de Jesus Cristo. Que não seja você mais um enganado por essa torrente de engodos dos tempos atuais. Não compre gato por lebre!
            Jesus é a única porta por onde devemos passar, nós que somos o seu rebanho.  Se passarmos por outra porta que não seja a porta de Jesus, vamos, com toda certeza, cair num buraco no fim da estrada.
            Todos que vieram antes de mim são ladrões... Repetindo. Sim. São enganadores que se aproveitam da ingenuidade do povo humilde, sofrido e carente, para tirar-lhes o seu dinheirinho com promessas de curas e de riqueza fácil, e com esse dinheiro  comprar mansões no Caribe onde se vive no luxo e na ostentação  às custas do dinheiro suado e sofrido daqueles que sofrem por serem honesto. Eles prometem riqueza, mas só que não dizem é que essa riqueza é para eles, e não para o povo.
            Meus irmãos. Só Cristo é a porta legítima e verdadeira. E essa porta é a Igreja fundada pelo próprio Jesus. "Pedro, tu és pedra, e sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja..."
               No tempo de Jesus já havia ladrões.   Predadores semelhantes ao que acontece na natureza. Animais que se alimentam de outros animais. Estamos cercados de ladrões por todos os lados... Ladrões que nos tira o sustento e nos matam e não são punidos.  Desde pequenos ladrões de celulares,  até os mega  ladrões do "mensalão".  Nenhum deles são punidos como deveriam.  E continuam soltos, nos ameaçando...
               Que Jesus  nos proteja pois estamos a mercê de muita injustiça!... 
               Já fui suavemente criticado por uma pessoa muito santa pelo fato de botar sempre o dedo na ferida da nossa existência. Mas eu pergunto. O que fez Jesus quando esteve aqui?  Por acaso Jesus passou a mão nas cabeças dos doutores da Lei, dos anciãos, dos sumos sacerdotes, dos escribas e fariseus? Ou Ele os denunciou com toda a coragem?
               Alguém precisa também denunciar.  Por que não basta anunciar (o Evangelho) passando por cima de toda essa injustiça que nos sufoca e nos aterroriza. Injustiça essa  causada pela inércia daqueles que deveriam tomar medidas eficientes para cortar o mal pela raiz, e não o fazem.
               Nós, cristãos engajados nas comunidades eclesiais, devemos fazer algumas coisa. Devemos nos esforçar no sentido de construir para nosso país, um exemplo de convivência na qual consigamos unir a liberdade responsável com solidariedade, a autoridade com o  serviço. Precisamos planejar formas de organizações sociais com infra-estruturas de participação CAPAZES DE PRODUZIR UM TIPO MAIS HUMANO DE SOCIEDADE.  A nossa catequese precisa ser mais atuante e abrangente também com relação às decisões que norteiam os caminhos dos processos sociais.  Ou seja, nossas comunidades eclesiais de base devem testemunhar acima de tudo, que sem uma comunhão com Deus por Jesus, toda e qualquer organização puramente social ou humana, acaba se tornando incapaz de sustentar-se, e termina fatalmente se voltando contra o próprio homem. É o que está acontecendo. É o que estamos vendo aí. Porque  sem Deus não somos nada!     
               A força do rebanho de Cristo, a força  das  comunidades de base  procede do fato delas serem a própria  Igreja. E a Igreja é inseparável de Cristo.  Nós, cristãos, temos consciência de que a presença de Jesus na História é inseparável da presença da Igreja que evangeliza. Então de fato, a Igreja é inseparável da pessoa de Cristo. Ele a fundou sobre a pessoa de Pedro, designando-o cabeça dos onze, tornando a Igreja sacramento universal indispensável a nossa salvação.  O gesto de Jesus foi uma ação direta de Deus convocando não só a Pedro mas todos os discípulos  para continuar a sua missão, para a qual outorgou plenos poderes, e prometeu a assistência contínua e direta do Espírito Santo.  Desse modo, A IGREJA SE TRATA DE UMA INSTITUIÇÃO DIVINA E NÃO UMA EMPRESA CRIADA PELO HOMEM COM FINS LUCRATIVOS!  Portando quem aceita Cristo mas não aceita a sua Igreja, está demonstrando que não faz parte do Evangelho, EMBORA VIVA ANUNCIANDO-O.  Pois a Igreja é depositária e anunciadora da mensagem de Cristo, e prolongadora  da ação evangelizadora do Filho de Deus enviado ao mundo para sua salvação.  A IGREJA É A PRESENÇA DE DEUS NO MUNDO. Mas infelizmente, os dirigentes da sociedade a ignora. E é exatamente por isso que estamos sofrendo.
               O bom Pastor salva as suas ovelhas.  Deus, por meio de Jesus, pastor nosso,  elaborou um plano para a nossa salvação por meio da sua Igreja. Portanto, a missão da  Igreja é salvar.  Mas para isso nós precisamos aceitá-la, e  unirmos a ela.  A Igreja nasceu dos primeiros frutos dos acontecimentos pascais, através do ressuscitado. Ela foi enviada ao mundo com a missão de salvar, e por isso É SINAL DE CRISTO ENTRE OS HOMENS.  A Igreja é meio indispensável e necessário de salvação entre os homens e as mulheres,  a Igreja expressa e realiza o encontro entre o DIVINO  e o humano.  Entre Deus e os homens e as mulheres. Para tal, a Igreja é a única porta de salvação presente no meio de nós, iluminada,  guiada e protegida pelo Espírito Santo, através da palavra, dos sacramentos e dos ministérios, é ela a porta para chegarmos até Deus! Jesus é o único acesso pelo qual chegaremos à salvação.

Bom domingo.  José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário