.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 22 de junho de 2014

A gratuidade nos faz livres--Diac. José da Cruz

QUINTA FEIRA DA 14ª SEMANA DO TC10/07/2014
1ª Leitura Oséias 11, 1-4.8c-9
Salmo79 (80) “Sobre nós iluminai a vossa face e, então, seremos salvos, ó Senhor”
Evangelho Mateus 10, 7-15
“A gratuidade nos faz livres”
Depois do evangelho de ontem, onde os discípulos missionários são orientados a fazer uma missão experimental buscando as ovelhas perdidas da casa de Israel, no evangelho de hoje a missão de amplia... ”Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes...”.
Os discípulos missionários têm que ter firmeza, convicção e confiança naquilo que fazem, por isso não podem preocupar-se com outra coisa que não seja a missão de evangelizar. Não se assustem com a exortação de que não devem levar nada pelo caminho, nem ouro, nem prata, nem sacola, nem dinheiro, nem duas túnicas e nem sandálias e nem bastão. Confiança em Deus é a primeira virtude de um discípulo missionário, pois nada lhes faltará para a sobrevivência.
Os sinais que confirmam o anúncio: mortos ressuscitarão,enfermos ficarão curados, leprosos serão purificados e demônios serão expulsos. O anúncio será sempre precedido desses sinais que hoje continuam em nossas comunidades cristãs.
Por outro lado, a parte final do evangelho vai exigir do discípulo missionário um cuidado especial com o anúncio do qual ele é portador. As pessoas dignas de acolher a Palavra, naturalmente são aquelas que estão abertas para acolhe-la e disponíveis para o discipulado no caso se rejeição, o discípulo missionário não deverá insistir e sacudirá contra aquela cidade, até a poeira da sandália.

Fico-me perguntando como entender essa exortação nos dias de hoje, então o discípulo missionário não deverá ser insistente? Não se trata disso, é que no passado e hoje em nosso presente, há pessoas que fizeram em suas vidas uma opção contrária aos princípios do evangelho, e como o dom da liberdade é condição essencial para a vivência do evangelho, o discípulo missionário deverá respeitar a opção contrária ao evangelho, que essas pessoas fizeram, não ter com elas nenhum vínculo, pois o anúncio deve ser acolhido na total liberdade, pois esse é o jeito de Deus quando coloca a sua Graça em nossa vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário