.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

A prática da oração...Newton Hermógenes

Evangelho - Mateus 5,20-26
Dia 12 de Junho

A prática da oração nos leva ao entendimento, e a prática do amor nos leva à prática da justiça.
Newton Hermógenes

O que é a Justiça no verdadeiro sentido da palavra? Qual o entendimento humano de Justiça? O Senhor nosso Deus e nosso Pai envia teu Espírito Santo, para que os dons sejam derramados no meio do seu povo, porém é preciso buscar em oração os dons espirituais, é preciso crer e aceitar os propósitos de Deus para a nossa vida. Não basta apenas ter o conhecimento da Lei, mas é preciso aprender a colocá-la em prática.

O que significa a Lei de Deus? E como devemos praticar esta Lei em nossas vidas? A Lei de Deus são regras, ensinamentos divinos que nos auxiliam a seguir no caminho reto. Os dez mandamentos deixados por meio de Moisés nos acompanham desde nossa infância quando aprendemos com os nossos pais ou com os catequistas preparados pela Igreja.

No evangelho de hoje Jesus deixa bem claro aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”.
Esta mensagem nos faz refletir nossas atitudes pessoais, e nos faz perguntar a nós mesmos: Sabemos verdadeiramente o que significa Justiça e a colocamos em prática no nosso dia a dia?

O significado de Justiça muitas vezes deixa confuso o ser humano que não busca no Espírito a sabedoria e o entendimento das sagradas escrituras. O apóstolo Paulo em sua carta aos coríntios deixa bem claro quando diz que a letra mata, mas o espírito nos dá a vida. É isto que Jesus quis dizer aos seus discípulos quando fez referência à justiça dos fariseus, pois apesar de conhecerem toda a Lei, de serem inclusive considerados doutores por seus conhecimentos, não conseguiam colocar em prática tudo o que sabiam.

Amados irmãos e irmãs, também nós corremos o mesmo risco dos fariseus, quando nos intelectualizamos demais no conhecimento da palavra de Deus, isto é quando nos preocupamos demais com o conhecimento das leituras bíblicas e não buscamos na oração a sabedoria e o entendimento que só nos é dado pelo Espírito Santo de Deus.

É preciso descer à nossa insignificância de servo, ajoelhar como fez Elias em oração, subir e descer sete vezes se preciso for como fez o servo de Elias até conseguir ver o que Deus quer para a nossa vida, pois só assim estaremos preparados para o que vier. Isto nos faz entender a nossa necessidade de subir ao monte, devemos, portanto, subir descer e subir novamente muitas vezes até compreender. Subir ao monte é a nossa necessidade de oração cotidiana, buscando sempre o entendimento da Justiça de Deus.

O evangelho de hoje nos ensina que a prática da verdadeira justiça esta no ato de amor para com o próximo, e que não adianta buscar a Deus sem antes nos reconciliarmos com o nosso irmão, isto é:o amor nos leva à prática do perdão, assim como a prática perdão nos leva ao exercício do amor. Jesus deixa bem claro para nós a necessidade da prática do amor através da reconciliação com todos, até mesmo com os que são considerados inimigos.

Para reforçar a mensagem de hoje vamos continuar a leitura de Mateus nos versículos44 a 48, concluindo as palavras de Jesus: “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos {maltratam e} perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito”.

A mensagem é bem clara, para entrar no Reino dos Céus, é necessário praticar uma justiça que supere a justiça dos homens, isto é: a justiça que nos aproxima de Deus.

Amém!
A Paz de Cristo esteja em nosso meio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário