.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 15 de junho de 2014

Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus - Claretianos

Segunda-feira, 16 de junho de 2014
11ª Semana Comum
Santos do Dia:Aureliano de Arles (bispo), Aureo (bispo de Mayence), Beno de Meissen (bispo), Cetino de Oran (bispo), Ciríaco e Julita, sua mãe (mártires de Tarso), Curigo de Wales (bispo), Ferréolo e Ferrúcio (presbíteros, mártires de Besançon), Lutgarda de Aywières (virgem), Similiano de Nantes (bispo), Simplício de Bourges (bispo), Tikon de Chipre (bispo).
Primeira leitura: Coríntios 6,1-10
Em tudo nos recomendamos como ministros de Deus. 
Salmo responsorial: Salmo 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R.2a)
O Senhor fez conhecer a salvação. 
Evangelho: Mateus 5,38-42
Eu vos digo: não enfrenteis quem é malvado.
Devolver violência com violência em nossos dias é a maior evidência de que a lei do talião continua viva nas sociedades atuais. Nossas culturas não chegam a superar estes impulsos de atentar contra a vida e a dignidade de muitos seres humanos. Nos tempos de Jesus era comum a prática daquele velho mandamento: “Olho por olho, dente por dente”, como quem diz: “Quem faz paga”.
Porém, Jesus coloca um não radical à lei de Talião, anunciando uma novidade escandalosa, uma subversão na ordem das relações humanas, cujo fundamento central é o amor. As imagens são surpreendentes, ainda que não devam ser tomadas ao pé da letra.
Dificilmente uma pessoa agridida vai consentir em que o violento siga impune. O ensinamento que podemos tirar daí é que a um ato violento não se responde com um outro ato pior.
O que se pode e deve fazer é uma resistência ativa que exclua o emprego da violência que prejudica as pessoas em seu corpo e em sua dignidade. E que ante as manifestações da violência, mantenhamos a atitude de agir em favor do bem com aqueles que causam o mal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário