.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Firmados na Rocha-Helena Serpa

26 de junho-Evangelho - Mt 7,21-29

2 Reis 24, 8-17 – “Tempo de penúria e de crescimento”

A liturgia de hoje nos leva a refletir quão importante para nós é pôr em prática a vontade de Deus que se expressa através da Sua Palavra. O livro dos Reis nos conta como foi o começo do exílio do povo de Israel. O povo que a partir do seu rei praticava o mal e não observava os ensinamentos do Senhor foi deportado para Babilônia, longe da sua terra, do seu templo. Ficaram em Jerusalém somente aqueles mais humildes e que não tinham condições nem forças para se superarem. Foi um tempo em que aparentemente o povo de Deus foi abandonado por Ele. Tempo de penúria e de crescimento. Tempo de descoberta e reconhecimento da culpa. Os fortes são os escolhidos, os que estão à frente são os mais tentados, provados e testados. Deus nos permite também o tempo do exílio para que possamos estar preparados a enfrentar as situações difíceis da nossa vida sabendo que dependemos completamente do Seu auxilio. O tempo do exílio é um tempo de lamento e de reconhecimento do nosso ser pecador. Babilônia significa para nós o inimigo de Deus e somente Ele poderá nos tirar de lá. Há tempo para tudo, há também, para o exílio, expatriação, tempo em que nos sentimos separados, longe da graça, sem lar, sem templo, sem vez nem voz. Mas é tempo também de arrependimento e de expiação. Deus proverá tudo! Nós não podemos ficar somente na bonança, o Senhor sabe o tempo em que, para o nosso crescimento, as coisas precisam acontecer. – Você já se sentiu abandonado (a) por Deus? - O que você entende por estar no exílio?
Você também já experimentou esse tempo de solidão e abandono de Deus? – Como você conseguiu superar essa fase da sua vida? – Você sente o poder do inimigo? – Quem é o seu maior inimigo?

Salmo 78 – “Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!”

O homem provado e atribulado possui um coração humilde e suplicante. Assim como nos fala o Salmo: “não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados ao extremo.” Nós também temos tempos de exílio na nossa vida, onde nos sentimos sós, abandonados, porém nunca deveremos perder a esperança e a confiança de que o Senhor conhece toda a nossa história e sabe precisamente o tempo em que nós precisamos ser exercitados.

Evangelho – Mateus 7, 21-29 – “Firmados na Rocha”

Jesus nos adverte: para que possamos entrar no reino dos céus precisamos estar firmes no seguimento da vontade de Deus que se nos apresenta por meio da sua Palavra. A nossa entrada no reino dos céus não acontece em vista de “palavras pronunciadas, orações recitadas e pregações bem elaboradas. Não nos adiantará nada clamar e chamar Senhor, Senhor, e não pôr em prática a Sua vontade para a nossa vida. As nossas ações têm mais eficácia do que as nossas palavras, portanto, se não praticarmos o que dissermos tudo será igual a nada. Praticar o mal é não fazer conforme nos direciona a Palavra de Deus e agir conforme os nossos próprios pensamentos humanos seguindo a nossa vontade. Por isso, Jesus nos mostra no Evangelho que ouvir a Palavra e praticá-la é como construir a casa na rocha. A casa construída sobre a rocha é a vida do homem que caminha à luz da Palavra de Deus seguindo os Seus ensinamentos para enfrentar os desafios do dia a dia. A Rocha é Deus! A Rocha é o Seu Amor! A Rocha é a vontade de Deus! Assim sendo, todos aqueles que se ajustam à Sua vontade, terão uma vida firme, confiante e as tempestades, os terremotos, os ventos não os abalarão. As dificuldades da nossa vida são momentos preciosos para percebermos se estamos ou não firmes sobre a R0CHA. Quando passamos pelas dificuldades, mas não perdemos o rumo, é sinal de que estamos fundados e protegidos sob a guarda de Deus. - Como você está construindo a casa da sua vida: na rocha ou na areia? – Você já experimentou alguma tempestade na sua vida? Como ficou a sua casa? –- Você sente firmeza nos seus pés nas horas das dificuldades? - Você acha que a sua vida está firmada sobre a Rocha ou você é um “homem sem juízo”? - Em que a Palavra de Deus tem o (a) instruído.

Helena Serpa, 
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

2 comentários:

  1. Obrigada!
    Maravilhosa explicação da palavra!
    Que Deus lhe abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Helena! Que alegria quando venho buscar mais sabedoria aqui e encontro suas reflexões. Tem me feito muito bem em me faz crescer mais ainda como cristã. Posso passar o que aprendi aqui com meus irmãos e assim ser agente multiplicadora da Palavra de Deus em nosso meio. Que Deus continue te inspirando e te fazendo canal de Graça. Obrigada por seu sim a Deus!

    ResponderExcluir